3º Festcine promove experiência completa de formação e difusão audiovisual em João Neiva

A comunidade de João Neiva, na região norte do Espírito Santo, irá vivenciar uma imersão no cinema brasileiro, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, com o 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema. O propósito do Festival é atuar como um instrumento de aprendizagem audiovisual, promovendo um circuito itinerante de formação e exibição audiovisual, voltado para jovens do interior do estado. Serão cinco dias de programação intensa, começando pelo Laboratório de Formação em Cinema, com aprendizados em diversas técnicas do audiovisual, e fechando com o Festcine Pedra Azul – Sessão Recorte, que traz a exibição do filme produzido durante a formação, e mais quatro curtas autorais de diversos estados brasileiros. 

O município de João Neiva, marcado pela identidade enraizada na imigração italiana, nos atrativos turísticos e patrimônios históricos do interior capixaba, possui um cenário cultural que será ainda mais fortalecido pelo festival. A produção e difusão da cultura local é atualmente fomentada por diversos projetos, tais como o coletivo Abá-Tyba, que irá sediar o 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema. O coletivo é formado por jovens das comunidades periféricas de João Neiva, com iniciativas de educação popular e desenvolvimento de projetos sociais e culturais. 

Durante o Festcine, as produções culturais locais serão fortalecidas com os novos aprendizados proporcionados pelo festival. O coordenador geral do coletivo, João Vitor de Oliveira Castro, comenta sobre a importância de receber o Festcine para incentivar a produção local dos jovens: “Acredito que essa oportunidade é uma porta de entrada para entrar pro circuito estadual de cinema, em uma cidade que ainda tem pouco essa produção audiovisual”. João Vitor também comenta o potencial do projeto em oportunizar com que os participantes mostrem sua própria realidade por meio do audiovisual, no curta-metragem que será produzido como resultado da formação e exibido ao final do circuito: “Vai ser uma oportunidade de contar uma história de nós para nós, contar uma história daqui”. 

FORMAÇÃO

Com o objetivo de proporcionar educação diferenciada e aperfeiçoamento para a produção audiovisual, o Laboratório de Formação em Cinema vai formar participantes durante o 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema promove. Ministrado pelo diretor e produtor Bernard Lessa, a atividade é aberta a pessoas maiores de 16 anos de toda a comunidade, especialmente para estudantes da rede pública de ensino. Em João Neiva, o laboratório será realizado na sede do Coletivo Abá-Tyba, no bairro de Santa Luzia. Os interessados podem se inscrever via formulário Google (link aqui). 

A turma receberá conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo os estudantes em todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema. Ao final de cada laboratório, a turma entrega um curta-metragem finalizado, que fará parte do circuito de exibições ao ar livre, proporcionando a experiência do cinema às populações das cidades atendidas, além dos turistas e visitantes de cada região.

SESSÃO RECORTE 

Além das atividades de formação, o 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema inclui a janela Sessão Recorte, que marca a estreia oficial do trabalho realizado pelos alunos durante o Laboratório de Formação em Cinema, além de apresentar uma seleção de filmes exibidos na terceira edição do FestCine Pedra Azul. No município de Serra, a exibição acontece no dia 30 de julho, a partir das 19 horas. Na cidade de João Neiva, a sessão será realizada no dia 04 de agosto, às 19 horas. A programação é gratuita. Ao assistir às exibições, o público também poderá votar no filme favorito para concorrer a uma bicicleta e a brindes do 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema.

A Sessão Recorte será aberta com o curta-metragem Cuida de Mim, de Liziane Bortolatto, que conta a história de uma mãe e uma filha no litoral sul do Brasil. Na sequência, será exibido A Volta Para Casa, de Diego Freitas. O filme conta a história de Plínio (Lima Duarte), que no domingo de Páscoa revisita suas memórias. Fechando a mostra, Nova Iorque, de Leo Tabosa. O curta conta a história de uma professora que, depois de 20 anos, retorna para sua cidade e cria um laço afetivo com seus novos alunos. 

O 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo. Conta com o apoio da Tower Filmes e do Coletivo Abá-Tyba e com o apoio institucional do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). A realização é da Galpão Produções.

SERVIÇO

JOÃO NEIVA
Laboratório de Formação em Cinema
Quando: 31 de julho a 04 de agosto
Horário:  13h30 às 18h
Local: Coletivo Abá-Tyba. Rua Ver. Osmar Peixoto, 282 –  Santa Luzia – João Neiva
3º FestCine Pedra Azul – Sessão Recorte
Quando: 04 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Centro Comunitário, Av. Negri Orestes, 263 – Centro – João Neiva
Galpão Produções

About Galpão Produções