Os direitos autorais de projetos audiovisuais. Esse foi o tema da palestra Distribuição: como proteger os direitos de seus projetos audiovisuais na negociação com distribuidores e potencializar as receitas, com o produtor Paulo Boccato. A atividade aconteceu no dia 08 de junho, dentro da programação do Projeto Cultura em Toda Parte- Módulo Norte.
Boccato começou falando da importância da distribuição na produção audiovisual. “Na cadeia de negócios do cinema, você tem três braços, três segmentos principais: a produção, a distribuição e a exibição. A distribuição é o que conecta esses dois elos de ponta” explicou ele.
Depois, ele situou o mercado distribuidor atual com o grande alcance das plataformas de streamings. “É um segmento muito importante e que hoje está vivendo uma certa crise em função da mudança das configurações de mercado, mas a distribuição sempre foi um elo muito importante para você chegar efetivamente no consumidor. E hoje você tem um momento híbrido, onde essas plataformas funcionam como distribuidores e exibidores”.
Paulo também refletiu sobre a importância do distribuidor e, em especial, do distribuidor independente. “Na experiência do cinema, se você não considerar essa experiência de vender ou de ter um produto exclusivo da plataforma, o distribuidor é o cara que acredita no filme de determinado produtor antes de todo mundo”.
De acordo com Boccato, o distribuidor é uma figura fundamental de extrema importância em um projeto audiovisual. “Ele é a figura que pode participar como um dos financiadores do filme, dentro daqueles modelos de financiamento que a gente conversou na última palestra, Em 90% dos casos o distribuidor é a pessoa que vai financiar os custos de como um filme ou uma série serão lançados” explicou ele que complementou: “além de articular a operação de colocar os filmes nos diferentes exibidores, sejam eles salas de cinema ou canais de tv”.
O distribuidor é responsável pela divulgação do projeto. “Normalmente o distribuidor é uma empresa que adianta para o produtor esse custo que ele vai ter com o marketing no filme. Quando você vê um filme com uma campanha de marketing muito grande quem está bancando isso sempre, ou quase sempre, é o distribuidor”.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.