Paulo Boccato falou sobre distribuição em palestra no Cultura em Toda Parte – Módulo Norte

By 9 de junho de 2021junho 11th, 2021Notícias

 

Paulo Boccato

Palestra Distribuição: como proteger os direitos de seus projetos audiovisuais na negociação com distribuidores e potencializar as receitas, com Paulo Boccato

Os direitos autorais de projetos audiovisuais. Esse foi o tema da palestra Distribuição: como proteger os direitos de seus projetos audiovisuais na negociação com distribuidores e potencializar as receitas, com o produtor Paulo Boccato. A atividade aconteceu no dia 08 de junho, dentro da programação do Projeto Cultura em Toda Parte- Módulo Norte.

Boccato começou falando da importância da distribuição na produção audiovisual. “Na cadeia de negócios do cinema, você tem três braços, três segmentos principais: a produção, a distribuição e a exibição. A distribuição é o que conecta esses dois elos de ponta” explicou ele. 

Depois, ele situou o mercado distribuidor atual com o grande alcance das plataformas de streamings. “É um segmento muito importante e que hoje está vivendo uma certa crise em função da mudança das configurações de mercado, mas a distribuição sempre foi um elo muito importante para você chegar efetivamente no consumidor. E hoje você tem um momento híbrido, onde essas plataformas funcionam como distribuidores e exibidores”. 

Paulo também refletiu sobre a importância do distribuidor e, em especial, do distribuidor independente. “Na experiência do cinema, se você não considerar essa experiência de vender ou de ter um produto exclusivo da plataforma, o distribuidor é o cara que acredita no filme de determinado produtor antes de todo mundo”. 

De acordo com Boccato, o distribuidor é uma figura fundamental de extrema importância em um projeto audiovisual. “Ele é a figura que pode participar como um dos financiadores do filme, dentro daqueles modelos de financiamento que a gente conversou na última palestra, Em 90% dos casos o distribuidor é a pessoa que vai financiar os custos de como um filme ou uma série serão lançados” explicou ele que complementou: “além de articular a operação de colocar os filmes nos diferentes exibidores, sejam eles salas de cinema ou canais de tv”. 

O distribuidor é responsável pela divulgação do projeto. “Normalmente o distribuidor é uma empresa que adianta para o produtor esse custo que ele vai ter com o marketing no filme. Quando você vê um filme com uma campanha de marketing muito grande quem está bancando isso sempre, ou quase sempre, é o distribuidor”.

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções