Jamilly dos Santos, a Jamilly Preta, jovem estudante de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e frequentadora do Centro de Referência das Juventudes São Pedro, em Vitória, vai representar o Espírito Santo na 3ª edição do Acre Grafitti, que acontece entre a sexta-feira (26) e o domingo (28), em Rio Branco, capital do Acre. Ela apresentará suas poesias na mostra.
Com o tema “Bora Colorir o Acre”, o evento reunirá 150 artistas selecionados de todo o país, promovendo integração, troca de experiência e aprendizado aos artistas grafiteiros, poetas, músicos e produtores.
Jamilly Preta tem 20 anos, reside em São Pedro e frequenta o CRJ desde 2022. Na época, ela precisava de um espaço adequado para estudar e conseguir acessar a faculdade e no CRJ foi acolhida, conquistando aprovação na Ufes.
“Ser selecionada neste evento nacional foi uma grande surpresa. Fiquei sabendo deste evento por um grupo de amigos do Slam, me inscrevi e para minha surpresa estou entre as 150 selecionadas do país, uma responsabilidade gigantesca, única pessoa aqui do Estado. Apresentarei minhas poesias e as expectativas são as melhores”, disse.
A coordenadora do CRJ São Pedro, Nieve Matos, lembrou que Jamilly Preta desde que chegou ao CRJ São Pedro, ainda tímida, quando entrar na universidade pública ainda era um sonho, se envolveu em diversas atividades, participou de cursos e oficinas, do Grupo Gestor, do Circuito Formativo em Direitos Humanos, foi acompanhada pela equipe técnica no Grupo Nala, no PVida e Ptrampo, viajou com o CRJ para Minas Gerais, e colaborou na criação do Programa de TV São Pedro, Meu País, e na elaboração do livro Poesia de Favela, só para citar alguns serviços que ela, consciente de seus direitos, usufruiu e contribuiu com dedicação e entusiasmo.
“Hoje Jamilly é uma referência para outros jovens que frequentam o nosso CRJ e para o território da Grande São Pedro, se destacando em tudo que se propõe. Voar até o Acre para representar o Espírito Santo é mais uma conquista dessa jovem que aproveita cada oportunidade para mostrar a todos a força da poesia escrita e falada das periferias do nosso Estado. Ter os versos e a voz de Jamilly Preta rompendo fronteiras e sendo ouvida do outro lado do país é ter cada jovem de cada um dos 14 CRJs representado em um evento nacional tão importante para a cultura hip-hop”, afirmou a coordenadora.
Livro Poesia de Favela
No ano passado, com apoio do CRJ, Jamilly Preta desenvolveu uma oficina de escrita estimulando o grupo de amigos do CRJ São Pedro e alguns de outros espaços, a se manifestarem por meio da escrita. Deste trabalho surgiu a coletânea “Poesia de Favela”, organizada por ela e que reúne poesias de 14 jovens que frequentam o CRJ São Pedro e alguns de outros CRJs.
“Esta foi uma oportunidade muito importante. Primeira vez que eu conduzi um trabalho, ensinando um grupo, estimulando a escrita e chegando na organização do livro. Uma experiência muito especial”, pontuou.
O lançamento da coletânea aconteceu no dia 12 de julho, durante a comemoração do aniversário de dois anos do CRJ e os jovens apresentaram poesias e autografaram os livros.
Evento
O Acree Graffiti- Festival Internacional de Culturas Urbanas acontece de 26 a 28 de Julho, em Rio Branco, no Acre. Participam aproximadamente 150 artistas, entre grafiteiros, poetas, produtores e músicos. Estão previstos mutirões de Graffiti, Slam, Shows, Apresentações Culturais, Workshops e atividades voltadas à comunidade.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da SEDH