Ator, cineasta e roteirista, Edson Ferreira tem mais de 20 anos de carreira artística e vai ministrar o curso de Direção e Preparação de Atores no programa Trilhas da Cultura. As aulas acontecerão de 5 a 23 de maio, de 13 às 17 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. O projeto é de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo, com o intuito de ampliar o conhecimento e as habilidades de pessoas da área. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.
A proposta do curso de Direção e Preparação de Atores é tratar das especificidades do universo da interpretação no audiovisual. “A formação tem como objetivo principal desmistificar diversos aspectos que envolvem a atuação para o cinema e tornar a câmera tão íntima para o ator quanto o palco. Aos diretores, pretende oferecer um repertório de possibilidades criativas na interação com os profissionais da atuação dentro de um set”, explica Edson Ferreira.
Nas aulas do curso, o diretor apresentará um material prático e teórico com a proposta de ampliar o olhar dos participantes sobre a arte da interpretação. “A proposta se apoia em um rico instrumental, que envolve trechos comentados de filmes e séries; estudo sobre linguagem cinematográfica, decupagem e roteiro, além de exercícios práticos para a câmera, com a produção de um material audiovisual que poderá servir de portfólio profissional aos participantes”.
Segundo Edson, “o trabalho de um ator ou atriz no cinema ou na TV requer uma abordagem diferenciada daquela aplicada no teatro. O universo audiovisual envolve sutilezas próprias que precisam ser investigadas e exploradas. Já os diretores precisam compreender a importância da atuação, com suas dinâmicas, processos e caminhos, a fim de que se crie um entendimento pleno de que atores são co-autores em uma produção”.
Edson Ferreira acredita que o programa Trilhas da Cultura é uma iniciativa fundamental. É uma forma de acessar o conhecimento necessário para a demanda do mercado audiovisual. “É uma porta de entrada no universo formativo para as artes, em suas mais amplas frentes, algo ainda tão incipiente no estado. As reservas de vagas para minorias raciais e sociais é outro ponto que deve ser celebrado e valorizado, uma vez que as oportunidades de acesso a grupos minoritários sempre foi algo historicamente restrito”.
Currículo
Edson Ferreira é um ator, cineasta e roteirista brasileiro, com mais de duas décadas de carreira artística. É sócio-fundador da Filmes da Ilha Produções e membro da Comissão do Oscar® 2025. Edson também é associado à APAN e à Academia Brasileira de Cinema. Reconhecido como a primeira pessoa negra a dirigir um longa-metragem de ficção no Espírito Santo, sua filmografia inclui três longas-metragens: “Areia” (2025); “A Serena Onda que o Mar me Trouxe” (2023) e “Entreturnos” (2014), além de diversos curtas, séries e videoclipes. Como ator, seus principais trabalhos são no longa “Areia” (2025), nos curtas “Retorno” (2024) e “A Mesa no Deserto” (2017) e na série “Cidinha dá Jeito” (2019).
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult ES), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.