Roteirista e diretora, Saskia Sá ministra curso de roteiro no programa Trilhas da Cultura

Diretora, roteirista de cinema e artista visual, a capixaba Saskia Sá vai ministrar o Curso de Roteiro do programa Trilhas da Cultura. As aulas acontecerão de 5 a 23 de maio, das 17 às 21 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. O projeto é de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo, com o intuito de ampliar o conhecimento e as habilidades de pessoas da área. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

“O roteiro é a base da criação e, ao proporcionar acesso a esse tema, levamos aos participantes uma proposta de desenvolvimento de conhecimento estruturado para ser aplicado nas outras etapas da produção e até também em outros aspectos do desenvolvimento profissional em um mercado que tem crescido muito no Espírito Santo e no Brasil”, explicou Saskia.

Para as aulas, a diretora preparou um cronograma amplo que reúne aulas práticas e teóricas. “Irei apresentar conteúdos relacionados à criação e escrita do roteiro. Esses conteúdos vão desde questões de estrutura narrativa e linguagem, até formatos padrões de escrita, passando pelas etapas do argumento e outras e também por exercícios de criação de personagens e de diferentes estilos de roteiros para diversos formatos audiovisuais”.

Sobre o Trilhas da Cultura, Saskia Sá reforça a oportunidade que o programa dá aos profissionais do audiovisual. “Acho importante, principalmente por ser gratuito e ter reserva de vagas, além de bolsas, mas também, por ser uma formação modular de longo prazo, onde as pessoas participantes terão a chance de entrar em contato com instrutores que são profissionais do segmento e que levarão sua experiência para a sala de aula”.

Currículo 

Saskia Sá é uma escritora agenciada pela Agência Magh. Suas histórias viajam por universos da ficção científica, fantasia e horror. Seu longa documentário “Game Girls” será lançado em 2025 e em breve filma seu o longa de ficção “Lacuna”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo. O curta “Dias de Pouco Pão e Zero Sonho” teve roteiro adaptado por ela do seu conto homônimo publicado na revista Suprassuma, da Editora Suma/Companhia das Letras. 

Em 2023, publicou seu primeiro livro de ficção científica “Horizonte Líquido”, pela Editora Urutau, e tem vários contos publicados em coletâneas e revistas de literatura fantástica. Já roteirizou e dirigiu inúmeros curtas-metragens, além de ter roteirizado séries infantis, como a paraense de animação “As lendas da Turma do Jambu”.

O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult ES), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções