O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo segue com as oficinas na área do audiovisual pelas instituições de ensino do estado. De 28 de outubro a 08 de novembro, a EEEFM Professora Ana Maria Carletti Quiuqui, em Águia Branca; e a EEEF Dr. Edward Abreu do Nascimento, em Pedro Canário, receberam aulas teóricas e práticas sobre o universo do cinema, além da implementação de um núcleo audiovisual em cada uma das regiões.
Finalizando cada uma das oficinas, os alunos produziram um curta-metragem em que aplicaram todas as técnicas aprendidas durante as aulas. No município de Águia Branca, a comunidade escolar realizou o filme Nova Era, que tem direção coletiva da turma realizada sob a supervisão da diretora e instrutora Gabriele Stein, e a supervisão de fotografia de Ana Pessoa.
Thiago Dias, de 16 anos, foi um dos jovens que participaram da formação. “A experiência está sendo ótima. Estamos aprendendo desde como escrever um roteiro até a finalizar um filme. Aprendemos sobre edição, atuação e está sendo bem legal. A experiência é incrível, porque estamos rodeados de pessoas muito legais, que têm uma formação ótima.”
Betina Gonçalves, 15 anos, foi a câmera da produção. Ela afirma que foi surpreendida pela formação e descobriu uma capacidade criativa que até então desconhecia. “Tá sendo um projeto muito divertido que, primeiro eu não botei muita fé, mas está sendo muito legal. Eu descobri uma criatividade que eu não sabia que tinha. Todo mundo colabora com o outro, tem muito trabalho coletivo. Tá muito legal.”
Segundo Gabriele Stein, é durante o dia a dia que cada um dos participantes descobre suas afinidades no universo audiovisual. “No meio da oficina, eles vão descobrindo as habilidades e os interesses de cada um e vão se direcionando para os lugares que eles mais gostam de estar”, pontua ela. “Eles estão demonstrando muito interesse. Uma aluna querendo ser fotógrafa, outros querendo editar, alguns gostam mais da captação de som. Isso é muito bacana de acompanhar durante o processo das oficinas.”
Pedro Canário
Na cidade de Pedro Canário, os alunos produziram a ficção Sussurro, que contou com a direção coletiva do grupo e foi realizada sob a supervisão do cineasta, diretor criativo e roteirista Junior Batista, que foi o responsável por orientar os estudantes.
Para Batista, essa é uma oportunidade tanto de ampliar o conhecimento quanto de permitir aos jovens o direito de projetar outras possibilidades para o futuro. “Essa formação é extremamente importante e enriquecedora, culturalmente falando. Porque quando você descentraliza, dá para esses jovens a oportunidade do sonho, de poder pensar e de quebrar barreiras através da imagem. Você está falando da possibilidade desses jovens poderem realizar. Que é o que eles estão fazendo agora.”
Luiz Eduardo Quaresma, 18 anos, está muito feliz de participar de uma atividade que foge do calendário formal de ensino. “Tá sendo bem bacana porque não é algo tão comum nas escolas. Isso da gente poder se expressar através das câmeras, passar uma mensagem para as pessoas é muito legal. Também ajuda a gente a desenvolver nossos pensamentos, nossas dinâmicas, o que e como fazemos, isso é muito legal.”
Maithê Soares, 17 anos, também aluna do projeto, destaca a troca e a possibilidade de aprender com os colegas. “É muito legal também estar aqui compartilhando. Às vezes o que um domina, o outro não, a gente vai abraçando a causa e se ajudando. Somos de uma cidade muito pequena, tudo pra gente acaba tendo um obstáculo maior é saber que agra temos um núcleo aqui, ter essa oportunidade, é gratificante não só pra gente, que está participando da oficina, mas para toda nossa escola.”
Curso
O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de ensino, para estudantes com idade entre 14 e 25 anos, localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes. Integram o projeto instituições estaduais de ensino dos municípios de Águia Branca, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro, Boa Esperança, Alfredo Chaves, Muqui, Iúna, Mucurici, Montanha e Conceição da Barra.
Faz parte do programa, a implementação de dez Núcleos Audiovisuais e dez oficinas de formação em audiovisual, com carga horária mínima de 47 horas, distribuídas em quatro horas diárias, e que apresentam como produto final um curta-metragem realizado pelos próprios alunos. A produção é exibida para a comunidade escolar e, no final do projeto, será realizada a Mostra de Exibição, que reúne os curta-metragens realizados nas dez formações em uma sessão especial no Parque Cultural Casa do Governador.
O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu).