Um recorte diverso da produção cultural do Espírito Santo. Assim foi a programação do Cultura em Toda Parte, rota Circulação em Espaços Culturais, no município de Cachoeiro de Itapemirim, que aconteceu na sexta (18) e sábado (19), e reuniu teatro, música e dança na praça Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade.
A programação teve início na sexta (18), com o show do rapper Akilla, que apresentou as canções do álbum Onipresente. “É a maior honra, estar aqui, no lugar que eu nasci. Eu nunca mais tinha voltado em Cachoeiro e era um dos shows que eu estava mais animado pra fazer porque é a minha cidade Natal. Não morei aqui, mas nasci aqui. Ainda mais em um evento cultural. E eu que sou um rapper que tenho um compromisso com a arte e com a cultura, tá ligado, estar em um evento de cultura é uma satisfação pra mim”, afirmou o artista.
Na sequência, a dupla Rafael Mascarenhas e Mila Gomes (foto) apresentou a performance coreográfica Mistura Popular – Pretos de Corpo, Alma e Brasis que, através da dança, celebra a cultura afro-brasileira. “A performance fala da cultura popular brasileira resultante da mistura dos povos originários com os negros, com essa mistura de ritmos que enriquece a nossa cultura”, explica Mila. “Essa performance não só traz um momento de luta e vitória, mas também um povo que resistiu e que resiste até hoje contra todas as adversidades que a vida impõe sobre esses povos que nós temos como ancestrais”, complementou Mascarenhas.
No sábado (19), o ator, encenador, pesquisador e produtor cultural João Paulo Stein apresentou A Charanga Dos Proscritos. O espetáculo conta a história de animais que se rebelam contra um homem explorador em uma granja. Na sequência, aconteceria o show da cantora e drag queen Violeta Van Cartier, com as canções do EP Todas as Marias, mas em função da chuva, o espetáculo foi adiado. Em breve será divulgada uma nova data e local do show.
Formação
De 14 a 19 de outubro, no CRJ Cachoeiro, o dramaturgo e encenador teatral Oscar Ferreira realizou o curso de formação Oficina de Desenvolvimento e Formação Teatral. A formação teórica e prática, misturou diversos temas como uma breve história do teatro e jogos e dinâmicas teatrais. “O projeto foi muito bem desenvolvido naquele local diante das precariedades que ele oferecia. A interação com as pessoas e o equipamento que o CRJ disponibiliza para o desenvolvimento da formação para a juventude que eu achei fantástico”, disse o instrutor.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.