Cultura em Toda Parte 2024: Suspeitos na Mira se apresenta no sábado (14), em Viana. Foto: Divulgação
O Cultura em Toda Parte 2024 está chegando! Entre os meses de setembro a dezembro, 10 municípios capixabas irão receber a programação da rota Circulação em Espaços Culturais gerenciada pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Os projetos selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult-ES) vão trazer uma série de atividades na área da música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, e muito mais.
Viana é a primeira cidade a receber a caravana cultural itinerante, dos dias 13 a 15 de setembro, no Teatro Municipal de Viana, Galeria de Arte Casarão, no CRAS Vale do Sol e na EEEFM Nelson Vieira Pimentel com uma série de atividades que fomentam e difundem a produção artística do Espírito Santo. Na sequência, o projeto desembarca no município de Venda Nova do Imigrante. Toda programação é gratuita.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Jean da Viola abre a programação cultural do Cultura e Toda Parte na cidade de Viana. Foto: Divulgação
A programação cultural em Viana começa nesta sexta-feira (13), às 19 horas, com show do músico e pesquisador Jean da Viola, apresentando canções inspiradas na melodia raiz de moda de viola e tendo como fio condutor o álbum recém-lançado Viola e Folias. Logo em seguida, acontece a apresentação de dança Hoje Me Sinto Muito Flamenca, com a bailarina, coreógrafa e pesquisadora de dança Ivna Messina. A artista apresenta algumas coreografias de flamenco de seu repertório intercaladas com uma conversa com o público enquanto troca de figurino, passeando por seu histórico de mais de 20 anos como pesquisadora e artista da dança.
No sábado (14), às 17 horas, quem sobe ao palco é o rapper Aliado Jota. Desde 1995 na cena hip hop no Espírito Santo, tem um álbum gravado em 2014, chamado Estilo Solto, mesmo nome da apresentação que reúne sucessos autorais da discografia do cantor, e que tem como objetivo a valorização da cultura urbana. Na sequência, é a vez do icônico Suspeitos Na Mira, que fará um show especial de 31 anos do grupo. A base do repertório será o álbum Perigo Iminente, além de sucessos de várias fases da carreira de um dos grupos pioneiros no hip hop do estado.
A apresentação circense Os Ciclistas Excêntricos fecha a programação em Viana. Foto: Teo Nicacio
No domingo (15), a contação de histórias é o destaque da programação. Abrindo as atividades, às 10 horas, a escritora e contadora de histórias Vera Lucia Coser apresenta Flor de Mamulengo, uma encenação da música da artista Bia Bedram, onde canta a desilusão amorosa da Flor pelo boneco de pano, de uma forma regional e engraçada. Na sequência, Francieni Cardoso Garcia Delpupo apresenta para a criançada a história A Fada Azul e os Amigos da Natureza. Na encenação conhecemos as aventuras da fada Malu pela natureza ao ajudar os animais da floresta a resolver problemas do meio ambiente causados pelos seres humanos.
Fechando a programação do domingo, às 12 horas, o Lacarta Circo Teatro, formado por Amora Gasparini e Carlitos Cachoeira, apresenta o espetáculo Os Ciclistas Excêntricos. A encenação, que conta a história autobiográfica de um casal de artistas que utilizava a bicicleta como veículo de transporte para se encontrar, tem a linguagem do palhaço brasileiro e a inspiração da série O Circo, do artista plástico colombiano Fernando Botero.
FORMAÇÕES
Pâmelly Goes uma das atividades de formação do Cultura em Toda Parte 2024. Foto: Divulgação
As atividades de formação são outro destaque da programação do Cultura em Toda Parte 2024. Na etapa de Viana, duas oficinas e uma palestra integram as ações na cidade. A programação tem início com a formação Iniciação ao Teatro 60+, ministrada pelo ator, bailarino, dramaturgo, diretor e coreógrafo da Cia Teatro Urgente, Marcelo Ferreira, que acontece de segunda (09) a sábado (14), de 8h30 às 13h30, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vale do Sol. Os interessados em participar da atividade podem se inscrever na sede do CRAS Vale do Sol, que fica localizado na Rua Rio de Janeiro, s/nº, no bairro Areinha.
O curso de formação Iniciação ao Teatro 60+ contempla uma experiência estética por meio do teatro, com uma iniciação aos gestos e movimentos expressivos, leitura e encenação de textos significativos da dramaturgia e poesia, com uso de música evocativa, figurinos, adereços e uma breve história do teatro. A atividade tem a proposta de convidar a geração 60+ a celebrar a vida, o estar juntos, numa imersão nas Artes Cênicas.
Na sexta-feira (13), a partir das 10 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, o músico e professor Léo de Paula apresenta Toques Bantos e Influências na Musicalidade Brasileira, momento formativo e de discussão que busca um entendimento da música como contato com a ancestralidade e com os saberes tradicionais, ressaltando sua relevância cultural, social e artística. A palestra é dedicada a ritmos e gêneros musicais afro-brasileiros de origem bantu, e apresenta o contexto histórico, curiosidades e demonstração de diversos toques e variações rítmicas com instrumentos de percussão.
Também na EEEFM Nelson Vieira Pimentel, às 16 horas, será realizada a oficina Gravação e Edição de Vídeos pelo Celular. A diretora e roteirista Pâmelly Goes irá ministrar a formação e ensinará técnicas de produção de vídeos para dispositivos móveis com foco na captação de imagens, edição, iluminação, som, enquadramento e uso de aplicativos. Com abordagem prática e interativa, a profissional irá capacitar tanto iniciantes quanto pessoas com familiaridade com telas, para a criação de conteúdos audiovisuais de qualidade de maneira acessível.
SOBRE VIANA
Ao ser desmembrado de Vitória, o município de Viana foi criado oficialmente no dia 23 de julho de 1862. Cidade pertencente à região metropolitana, está a aproximadamente 12,5 quilômetros da capital e, de acordo com o Governo do Estado, é o terceiro maior em extensão territorial. Cerca de 60% do município é de área rural, tendo forte produção agropecuária, tendo banana, café e gado como destaque de abastecimento no consumo da Grande Vitória. Indústria, comércio e serviços mantém o posto de principal economia de Viana.
No turismo, destaca-se a centenária Estação Ferroviária como um dos principais pontos de visitação. O local, inaugurado em 12 de julho de 1895, foi a primeira estação construída na via que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim e atualmente é a sede do museu Estação Ferroviária.
Outro ponto turístico da região é o Mirante da Biquinha, localizado no quilômetro 26 da rodovia BR-262, no trecho entre Viana e Domingos Martins. O local proporciona visão panorâmica de montanhas e existe desde 1857. No bairro Universal, outro lugar bastante frequentado no município, é a Rampa do Urubu. O local é propício para a prática de voo livre e tem 260 metros de altura.
CULTURA EM TODA PARTE 2024
Idealizado pela Secretaria da Cultura (Secult ES), o projeto Cultura em Toda Parte 2024 é gerido por duas organizações da sociedade civil: o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o Instituto Raízes. As instituições foram selecionadas por meio da Lei Paulo Gustavo e realizaram a seleção dos profissionais que compõem a programação, além da contratação e logística do evento.
O Cultura Em Toda Parte 2024 acontece por meio de chamada pública, direcionada para artistas, grupos culturais capixabas e demais interessados em integrar o programa com cachês de até 6 mil reais. As inscrições para o chamamento público aconteceram de 10 de julho a 06 de agosto na plataforma do Mapa Cultural.
Cada cidade vai receber, ao longo de uma semana, uma série de atividades distribuídas entre formações – com oficinas e palestras – e apresentações artísticas e culturais. Durante a estadia das caravanas, cada uma das localidades se transformam em hubs itinerantes, que pautam suas ações nas populações na dinâmica da produção cultural com conteúdos nas mais diversas linguagens artísticas.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
One Comment