Um fim de semana de muita arte. Assim foi a passagem do Cultura em Toda Parte pela cidade de Marataízes. Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, a cidade sede do projeto recebeu 13 atrações culturais, que integraram a programação gratuita e desenvolvida para toda microrregião Litoral Sul que contempla os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul. As apresentações aconteceram no Caminhão Palco e na Feira do Artesão, na Praia Central, e na EEEFM Domingos Martins.
Quem abriu o evento, na sexta-feira (29), a partir das 10h, na EEEFM Domingos Martins, foi o teatro lambe-lambe Carta pra Você, da L.A.R Diversões Com Histórias. João Gabriel, aluno da escola, assistiu ao espetáculo e falou sobre a importância da retomada das apresentações presenciais. “O Cultura em Toda Parte, para mim foi interessante por conta de termos muito tempo longe da cultura e agora está voltando para pôr em prática a cultura dentro de escolas, e fora das escolas, em lugares públicos, que é mostrar para as pessoas o que é cultura, que não tem gente que não tem essa visão do que é cultura em si, transforma a vida. A cultura é incrível”.
À noite, às 19h, na Feira do Artesão, na Praia Central, o público assistiu ao espetáculo de dança-teatro Quem Está Aí?, com a bailarina Mária Lopes da Costa. “Eu sou de Marataízes e fiquei muito feliz de apresentar a minha performance aqui na minha cidade. É uma honra e queria agradecer muito ao Cultura em Toda Parte por oferecer essa oportunidade para artistas daqui”, agradeceu a bailarina. Heliomar Fonseca, morador local que estava na plateia do espetáculo, elogiou a apresentação. “Eu estou impressionado. Isso pra mim, em vista das outras danças, é uma artista. Dou parabéns para ela”.
Na sequência, no Caminhão Palco estacionado na Praia Central, a música tomou conta do evento com a apresentação da Marajah. Amanda Trevizolo, vocalista da banda, falou sobre tocar na sua cidade. “Eu quero agradecer imensamente ao Cultura em Toda Parte, Secult, IBCA, por essa iniciativa, por essa oportunidade. É muito importante pra gente estar aqui fazendo nosso som, na nossa cidade e para nossa galera. Que vibe sensacional”. Fechando o primeiro dia de evento, a Mostra de Videoclipes.
No sábado (30), a programação teve início a partir das 17 horas, na Feira do Artesão, com o Festival Olubajé, que apresentou uma festa das culturas de matrizes africanas. Logo após, no Caminhão Palco, o público conferiu a apresentação As Zungueiras do Itapemirim. Luciana Souza, uma das atrizes da peça, disse estar muito feliz com a participação no Cultura em Toda Parte. “Nós estamos bastante emocionadas, porque fazer esse resgate sobre a nossa ancestralidade a partir de um município que teve na sua história, a história escravagista. Isso é muito forte. Mas nós estamos aqui: valentes, resistentes e persistentes para combater. E esse é um pouquinho do espetáculo que nós queríamos mostrar pra vocês.
Na sequência, o Caminhão Palco do Cultura em Toda Parte recebeu o show Reduto, de Clara Marins. “Espero que (essa ação) se repita novamente, porque é uma experiência muito gratificante. A galera me recebeu super bem, participou muito do show e estou muito feliz e grata”, disse a cantora.
A atração seguinte foi o cantor e compositor Joaoeascoisasnaoessenciais, que definiu a passagem da caravana do Cultura em Toda Parte por Marataízes. “É muito bom ter um projeto desse no estado, valorizando a cultura local. Foi uma experiência maravilhosa. Poder tocar, voltar aos palcos, ter interação com o público de novo. Foi maravilhoso. Eu não tenho palavras”.
No domingo (1º), toda a programação aconteceu no Caminhão Palco: às 16h, foi apresentado o espetáculo O Desmantelo de Roberval Mão Lisa e Rodinei Boa Morte, da dupla OsViajero. Logo após, o Grupo de Teatro Rerigtiba apresentou a peça O Rei de Quase Tudo. Na sequência, a partir das 18h, a cultura popular foi o destaque da programação com Grupo de Jongo Maria Preta e Zé Porto, do município Marataízes. A atração seguinte foi a banda Estado de Sítio que realizou um show com um som marcante e vigoroso. Encerrando as atividades do fim de semana, o Soturno, que mistura o erudito e o popular em um trabalho experimental e instrumental.
O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi e da Prefeitura Municipal de Marataízes. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.