Microrregião Sudeste Serrana
Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante
Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante
Descrição: a oficina contempla a vivência de exercícios cênicos e dramatúrgicos que resultarão na criação de uma cena em conjunto com o tema “janelas”. A proposta nasce a partir da inspiração na poesia “A Arte de Ser Feliz” de Cecília Meireles. Na oficina a poesia será usada como inspiração. Por meio de escritas individuais e exercícios práticos cênicos os alunos irão compartilhar suas janelas por meio de exercícios de estímulos criativos do real ao imaginário e com finalização cênica adaptada para a interpretação voltada para a tela.
Atriz, gestora cultural e publicitária. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e em Arte Dramática pela Escola de Dança, Teatro e Música de Vitória – FAFI, realizou inúmeros cursos livres e oficinas na área artístico-cultural. Desde 2012 se dedica à carreira de atriz, tendo transitado nas linguagens cinematográficas, performáticas e teatrais. No cinema já atuou em curtas e longas-metragens e trabalhou com nomes como Diego Scarparo, Rodrigo Aragão e Edson Ferreira, Alexander Buck e Dominique Lima, além de ter realizado vários vts publicitários. No teatro atuou em Peças Teatrais com os grupos Clã Arte Estúdio, Grupo Vira-lata de Teatro e Dourado Produções Artísticas. É uma das fundadoras do Espaço Cultural Cine Teatro Ribalta, inaugurado em 2019, em que atua como gestora e arte educadora.
Descrição: Fazendo Drama é uma oficina online direcionada para pessoas que escrevem ou desejam escrever textos teatrais. Tem como proposta laboral a produção de uma escrita pessoal e criativa, que considera a experiência e as referências culturais do indivíduo como mote da criação. A partir da socialização do processo de elaboração do texto teatral entre os participantes, propomos uma vivência de criação coletiva e coral, propiciando um espaço de criação não hierárquico e de valorização das experiências e potências de cada participante, tecendo redes de troca de conhecimento mútuo, de fortalecimento em conjunto.
Mestra em Artes Cênicas, História e crítica Teatral (UFOP/2016), especialista em História e Cultura no Brasil e bacharel em Direção Teatral (UFOP/2006). Desde 2008, desenvolve sua pesquisa como encenadora e dramaturga do grupo Repertório Artes Cênicas e Cia. (Vitória-ES) nos espetáculos “No início, agora e sempre” (2009), “Peroás e Caramurus – Uma saga da ilha” (2009), “Bernarda, por detrás das paredes” (2010), “Tempos de areia” (2013) com supervisão geral de Tiche Vianna (Barracão Teatro – Campinas/SP), Cinzas de um carnaval (2019) e Revoada (2019), os dois últimos em parceria com o Grupo Z de Teatro (Vitória-ES). É idealizadora e coordenadora do coletivo ELAS TRAMAM, que tem como principal ação a realização de laboratórios de criação de textos teatrais produzidos por mulheres capixabas e rendeu três coletâneas publicadas, além de um podcast. Foi instrutora de literatura dramática da Escola Técnica Municipal Fafi (Vitória-ES). Entre suas principais dramaturgias encenadas estão: Vozes de Ngoma (2006), com direção de Carina Moreira; Ponto Final. (2006), da Cia Mínima Ideia; Embricando (2014), da Cia Urucum; Aurora (2018), grupo Máscara de Teatro (Monte Santo/MG) e Uma viagem no tempo (2016), do Grupo Rerigtiba de Teatro (Anchieta/ES); Memórias à Venda (2017) e Caburé (2019) do Instituto Tambor de Raiz (Conceição da Barra/ES).
Descrição: O objetivo da oficina é que cada aluno possa ter uma noção básica das ferramentas necessárias para o ingresso no mercado do rap, conhecendo a interface do programa FL Studio, os equipamentos básicos para um home studio (microfone condensador, interface de áudio, fone de ouvido e notebook), sobre transdução de áudio, gravação, edição, mixagem e masterização.
Wesley Almeida é produtor musical independente. Conhecido pelo vulgo “Gordinho dos Beats” tem forte atuação no município da Serra. Atualmente, é vinculado ao estúdio iceNut, onde realiza produções voltadas ao rap/trap. É um dos componentes do movimento Serra City no Topo. Além do produtor, a oficina contará com a participação de Rhayan, que é MC.
Descrição: o projeto se refere à realização de uma oficina de Crítica Audiovisual, na qual serão apresentados os fundamentos e as práticas do exercício da crítica e da análise de conteúdos audiovisuais, com enfoque em produções televisivas. O objetivo do projeto é fomentar o cenário cultural capixaba, sobretudo o cenário do audiovisual, uma vez que o exercício da crítica parte de uma cinefilia e de uma fruição de outros conteúdos audiovisuais, como séries, videoclipes e novelas. Além disso, esse fazer também perpassa pela produção de conteúdo audiovisual, uma vez que a crítica também pode se dar a partir de vídeos, lançando mão das mídias digitais, e da produção textual, tendo em vista que a produção de texto é o meio mais tradicional do exercício da crítica.
Melina Leal Galante é realizadora e roteirista, tendo dirigido os documentários Desfragmentos (2014) e Lá não venta como venta aqui (2017) e a ficção O Quadro (2019). Co-criou e roteirizou a websérie “Aves das Montanhas” (2020). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT/UFES), se dedicando aos estudos de narrativas seriadas, e do Elas Tramam, coletivos de dramaturgas do Espírito Santo. É ainda uma das editoras do site Séries Por Elas e membro da Diretoria da ABD Capixaba.
Descrição: O que são microcontos?
Qual a graça desse negócio?
Como fazer e como refazer?
Um monte de exemplos.
Fazendo um microconto em grupo.
José Roberto Torero é formado em Letras (português e espanhol) e Jornalismo pela USP. Pela mesma universidade cursou Cinema e mestrado em Cinema, incompletos. É autor de 49 livros (27 infantojuvenis e 22 para adultos), entre eles O Chalaça (Prêmio Jabuti em 1995 – categoria romance), Pequenos Amores (2º Lugar Prêmio Jabuti – contos), Uma história de futebol, O evangelho de Barrabás (3º Lugar Prêmio Jabuti – romance), Chapeuzinhos Coloridos e Papis et Circenses (Prêmio Paraná de Literatura). Foi colunista da Folha de S.Paulo de 1998 a 2012. E do Jornal da Tarde entre 1995 e 1998. Como roteirista, escreveu o programa Retrato Falado (2000-2008),dez roteiros de longas-metragens e dez roteiros de curtas-metragens, entre eles Uma história de futebol, que concorreu ao Oscar em 2002. Dirigiu o longa-metragem Como fazer um filme de amor e o programa Super Libris para o’SescTV’, sobre literatura e escritores (79 episódios de 26 minutos).
Descrição: a palestra “Marketing e Cultura: práticas de comunicação para projetos culturais” tem como objetivo apresentar os principais conceitos, instrumentos e estratégias para divulgação de projetos culturais, especialmente no meio digital. Do planejamento ao uso das mídias sociais, serão abordadas as ferramentas mais indicadas para construir uma estratégia de comunicação eficaz.
Aline Alves é manauara – radicada no Espírito Santo -, jornalista, produtora cultural e criadora de conteúdo. Possui experiência em diferentes mídias, como TV, rádio e internet, atuando especialmente na relação entre Comunicação e Cultura. Apresentou o programa de entretenimento Em Movimento, da TV Gazeta ES, de 2016 a 2018; é coeditora do livro “Marcus Vinícius: A Presença do Mundo Em Mim” (2016), sobre a obra do artista visual e performer capixaba Marcus Vinícius (in memorian); e integrou a equipe de elaboração do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (2013-2023). Atualmente, planeja e executa projetos em Marketing Digital com foco na produção de conteúdo.