Atriz, dramaturga, diretora e professora de teatro, Margareth Galvão vai ministrar o curso Interpretação Cênica Para o Audiovisual, no Trilhas da Cultura – programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo. As aulas vão acontecer de 5 a 23 de maio, das 13 às 17 horas, no Hub ES+, em Vitória. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult ES), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.
Ao longo de sua trajetória, Margareth Galvão participou como atriz de 36 filmes, entre curtas e longas-metragens, e de diversos espetáculos de teatro. Como diretora assinou várias peças teatrais, seis óperas, dois musicais e um show. Recebeu vários prêmios e foi homenageada nos principais festivais de cinema do ES. “No mundo contemporâneo as pessoas estão cada vez mais voltadas às próprias imagens capturadas por câmeras. É importante saber lidar de maneira consciente com a própria imagem e com o que ela expressa, seja num nível pessoal ou artístico, com isso amplia-se as possibilidades de trabalho para os atores”, afirma a artista.
Os participantes da formação terão acesso a técnicas de interpretação voltadas para o universo audiovisual. “Durante as aulas os participantes terão contato com técnicas que propiciam o aprimoramento da atuação direcionado para o audiovisual, com exercícios específicos, para que a atuação diante das câmeras seja natural e expressiva”.
Os alunos terão uma proposta de estudo de pequenas cenas, escolhidas por eles, e que no final do curso serão gravadas. “Nessas cenas, os participantes poderão introjetar as circunstâncias dadas pelo autor do roteiro; criar as subjetividades dos personagens; pesquisar no próprio corpo a coerência das intenções deles, como também experienciar emoções e saber imprimi-las na tela, de maneira que sejam naturais ou espontâneas”, explica Galvão.
As atividades oferecidas pelo programa Trilhas da Cultura serão todas gratuitas. “Há mais ou menos uma década o audiovisual no Espírito Santo vem adquirindo solidez, diversidade e expansão. Muitos atores do teatro gostariam de participar desse momento de ampliação de possibilidades de trabalho. Como o teatro e o audiovisual são linguagens distintas, um projeto como esse, gratuito, atende às expectativas de jovens que desejam atuar nesse segmento com mais embasamento. Esse projeto com certeza contribuirá muitíssimo para elevar ainda mais o nível técnico dos produtos audiovisuais capixabas”.
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.