Edição e montagem são o foco do curso da diretora Gabriele Stein no Trilhas da Cultura

Cineasta, graduada em Comunicação Social, em Direção Cinematográfica e atuante em direção e edição de imagens no audiovisual. Essa é a Gabriele Stein, responsável pelo Curso de Edição e Montagem no Cinema, que integra o programa de formação Trilhas da Cultura, uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).  As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

As aulas acontecerão entre 16 de junho e 4 de julho, das 17 às 21 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. “A edição e a montagem são essenciais no audiovisual, pois influenciam diretamente a narrativa, a emoção e a experiência do espectador”, afirma a diretora

Formada pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, Gabriele Stein conta que os participantes terão acesso a conceitos fundamentais para realizarem as edições com material bruto até chegarem à finalização do produto audiovisual. “Vamos explorar técnicas narrativas, ritmo, continuidade, uso de transições e efeitos, além de trabalhar com softwares profissionais do mercado. Também vamos abordar a importância da montagem na construção da linguagem audiovisual, trazendo exemplos práticos e exercícios para que os alunos desenvolvam habilidades técnicas e criativas”.

De acordo com Gabriele Stein, os alunos do curso irão aprender a dominar técnicas que vão ampliar as chances no mercado de trabalho para trabalhar em cinema, TV, publicidade, mídias sociais e plataformas de streaming. “Além disso, um bom editor/montador(a) pode agregar valor a qualquer produção, tornando-se um profissional indispensável na indústria criativa”.

O Trilhas da Cultura é um programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo. “Ao oferecer formação gratuita e garantir reservas de vagas, o projeto promove inclusão social e diversidade, permitindo que pessoas de diferentes realidades tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver no audiovisual. Esse tipo de iniciativa fortalece a cena local, impulsiona novos talentos e contribui para o crescimento da indústria audiovisual no Espírito Santo”.

Currículo 

Gabriele Stein é cineasta, formada em Comunicação Social e graduada em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Atua na área de direção e edição de imagens em filmes de longa e curta metragem, além de séries de televisão.

Entre os seus trabalhos, foi montadora dos curtas- metragens “Homens” (2009), de Lucia Caus; e “Cavalo Ferro” (2013), de Gui Castor; diretora de clipes como “Cuspa, Maltrate, Ofenda” (2015), de Juliano Gauche e dos curtas-metragens como “Delete Love” (2010), “Míope” (2013) e “De Onde Nasce o Sol” (2023).

O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções