Equipe do CRJ Guarapari estabelece estratégicas para implantar equipamento no bairro Kubitschek

As ações de implantação do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari, no bairro Kubitschek, seguem a todo vapor. Entre a série de atividades que acontecem cotidianamente, a equipe do CRJ realizou reunião, na última quinta-feira (27), com representantes do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

A reunião aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro Santos, também no bairro Kubitschek , onde a equipe usa parte do espaço como base temporária do CRJ Guarapari, até que ele seja inaugurado. Entre as pautas que foram debatidas estava a mobilização de escolas municipais e estaduais, a partir do início do ano letivo, para a apresentação do projeto aos jovens de 15 a 29 anos. Outro ponto de pauta foram os direcionamentos para a criação do Conselho Gestor e do estatuto da instituição.

Participaram da reunião a produtora executiva do IBCA, Larissa Delbone; o produtor do IBCA, Guilherme Rebêlo; a coordenadora-geral do CRJ, Gabriela Nogueira; o coordenador de articulação, Bruno de Deus de Magnago; a educadora social, Carissa Vassoler Albani; e os articulares locais André Boechat Paschoal, Sarah Velasco da Silva e Eveny Bruno de Souza.

“Toda a implementação do CRJ de Guarapari é feita a partir do diálogo. Desde o processo inicial até as atividades futuras, as ações são pensadas para fomentar o acesso da juventude a esta importante política pública”, pontuou a coordenadora do CRJ Guarapari, Gabriela Nogueira.

“Nosso trabalho em Guarapari já começou com as reuniões de mobilização. Em breve, vamos inaugurar esse CRJ. No total, serão 14 CRJs para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

CRJ

O CRJ Guarapari será um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos. Nele, as juventudes vão poder fazer gratuitamente cursos, oficinas, usar espaços para trabalho, laboratórios criativos, construir planos de trabalho e de vida, além de fazer passeios fora do território, entre outros.

Os CRJs serão implantados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

O CRJ Guarapari é fruto de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Galpão Produções

About Galpão Produções