Estado Presente: Talk JuventudES é uma das grandes atrações do Fórum Estadual das JuventudES

By 3 de agosto de 2023JuventudES, Notícias

Um dos pontos altos do Fórum Estadual das Juventudes, evento de encerramento do Projeto Juventudes, foi o Talk JuventudES. Ele aconteceu no último sábado (29), no Matrix Music Hall, em Cariacica.

Com transmissão ao vivo da TVE Espírito Santo, jovens e coletivos de dez cidades do Programa Estado Presente, contemplados no Edital JuventudEs, fizeram a apresentação dos seus projetos no estilo ‘conversa com o público’, as principais motivações deles e sobre o processo de execução.

Quem abriu as falas foi Emili Tupinikim, de Aracruz, representando o projeto Reflorestando Raízes E Vivências Do Povo Tupinikim. “O nosso projeto tem como objetivo a preservação ecológica e cultural do Jenipapo, no contexto da nossa comunidade. A gente construiu esse projeto devido a importância do jenipapo para as culturas indígenas, principalmente para o nosso povo tupinikim. É através do jenipapo que a gente consegue fazer a tintura corporal. E a ideia era ir além de colher o fruto e fazer a tintura corporal, a gente decidiu fazer um pomar aberto para toda comunidade em um sistema agroflorestal. Também fizemos uma série de oficinas para falar sobre o contexto social e histórico do Jenipapo, e falar sobre a importância do Jenipapo para o nosso povo”.

Logo após, Kaio Garcia apresentou o projeto Dreams 2, de Cachoeiro de Itapemirim. “Dentro do nosso grupo, a gente sempre tenta trabalhar as questões atuais da nossa sociedade, questões tão importantes na nossa vivência na nossa sociedade como a homofobia, o racismo, o preconceito. Então eu queria agradecer hoje, ao Projeto JuventudES por estar com a gente, por ter nos contemplado. Queria agradecer a toda equipe JuventudES, um por um. Muito obrigado por ter acreditado no meu sonho, nos nossos sonhos. Muito obrigado por terem acreditado na gente, porque eu acho que a gente precisa de pessoas que acreditem na gente, estendam a mão pra gente, da forma como vocês acreditaram. Quero parabenizar a todos por não desistirem de si mesmo. Porque para gente que sonha, nós sabemos que não é fácil sonhar. Terão pessoas que vão desmerecer o nosso sonho, que não irão estender a mão para gente, vamos levar vários ‘nãos’, mas no fim do túnel pode ter aquele ‘sim’ que o JuventudEs proporcionou para todos nós”.

Romulo Eduardo Bernardo Pereira, de Cariacica, falou sobre a experiência de criação e execução da sua ação. “O projeto Papo de Cria foi desenvolvido quando eu estava cumprindo a medida socioeducativa. A gente teve esse olhar que a ressocialização é feita lá dentro. A gente não tinha um ponto de visão como ‘alguém passou por aqui e tá bem de vida’. Não tinha isso na minha época. Eu procurei vários órgãos públicos para poder me ajudar. E quando veio o JuventudES, a equipe me ajudou a concluir isso aí. Para mim foi muito impactante e para os jovens lá dentro também. Eu acho que tem que olhar mais para os meninos que estão lá dentro. Os adolescentes que estão lá dentro precisam de um apoio, precisam de um abraço. Quando eu ia lá dentro, os olhos deles brilhavam, porque eles viam que a oportunidade de mudar de vida é possível”.

Outros sete jovens e/ ou coletivos também apresentaram suas experiências no palco do Talk JuventudES. São eles: Hesche Hariel dos Santos Cardoso, de Colatina, sobre Filha de OyáLeyla Hermógenes, de Guarapari, falando sobre o Tranças OrigemMarrom, T4 e Gabriel da PA, de Linhares, apresentaram o Primeiro Passo; Victor Almeida, de São Mateus, trouxe o projeto De Férias em Guriri; Treva Ramos Gomes e Maria Helena Martins, trouxeram as experiências de Ressignificando o Cistema: Escrevivências de Identidades Transfemininas Negras. Fechando os Talk JuventudES, Ana Tonon, de Vila Velha, falou sobre o Instituto Pontalta; e David Dos Santos Lopes, de Vitória, apresentou o Podcast TDB. 

Dá para conferir as apresentações do Talk JuventudES na íntegra através do Canal de YouTube da TVE Espírito Santo. Para assistir, é só dar play AQUI e assista ao vídeo.

Apresentações culturais

Encerrando o Fórum Estadual das JuventudES, o DJ Chapola comandou o Palco Aberto, em que os jovens apresentaram seus talentos na dança, na literatura e nas rimas. O público também assistiu ao show do rapper César MC. O artista começou a apresentação, literalmente, no meio da plateia. “Muito obrigado, muito boa tarde a todo mundo que sentiu esse som. É sobre nós, sobre o que a gente tem construído com a nossa arte, com o nosso pensamento, com a nossa juventude que é o pulmão, a força dessa sociedade. Eu não poderia começar de outra forma senão perto de vocês. Porque se não for coletivo não faz sentido”, pontuou o rapper.

Para Thais Souto Amorim, coordenadora do Projeto JuventudES e apresentadora da solenidade, o Fórum Estadual das Juventudes fecha o primeiro ano do projeto com excelência. “Foi um ano de muito trabalho e reconhecimento da potência das juventudes, tanto na criação quanto na execução dos 120 projetos selecionados. Cada trabalho é um exemplo de que basta acreditar que os jovens realizam. É gratificante encerrar um ciclo com a sensação de dever cumprido e ter certeza que as juventudes estão prontas para transformar seu território, seu cotidiano e, se permitirem, o mundo todo”.

Projeto JuventudES

Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e que teve a gestão do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destinou especial atenção às questões relacionadas à diversidade sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovens, garantindo o acompanhamento e a efetiva fruição das ações propostas em rede.

O projeto foi desenvolvido nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, e resultou na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações fomentaram e acompanharam o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, dessa forma, contribuíram para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

O Projeto JuventudES integra as políticas públicas do Governo do Estado, dentro do Programa Estado Presente. Mais informações em www.juventudes.es.gov.br.

Elas foram apresentadas como caso de sucesso na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano; no III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023, em março deste ano, na Argentina; e na 17ª Cúpula Internacional de Direitos Humanos da Juventude, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em julho.

Galpão Produções

About Galpão Produções