Diretora, assistente de direção e montadora, Carol Covre é formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É ela quem vai ministrar o curso de Assistência de Direção, no Trilhas da Cultura – programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo. As aulas vão acontecer entre 16 de junho e 4 de julho, das 17 às 21 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.
Com mais de 10 anos de experiência como primeira assistente de direção, Carol acredita que “compreender a função da Assistência de Direção é essencial para qualquer profissional que deseja atuar no audiovisual”, pontua ela, que complementa: “o Assistente de Direção desempenha um papel fundamental na organização de toda a produção, sendo responsável por gerenciar o processo e garantir que os projetos sejam executados conforme o roteiro, otimizando os recursos disponíveis. O curso proporcionará aos participantes uma compreensão abrangente de todos os processos da produção cinematográfica e audiovisual, desde o roteiro até as filmagens”.
No curso, Carol Covre vai apresentar e aprofundar a função na produção cinematográfica e audiovisual. “Os participantes conhecerão a estrutura de uma equipe de direção em uma obra cinematográfica e entenderão como a assistência de direção desempenha um papel fundamental na organização da equipe de filmagem, garantindo que o roteiro seja executado com toda sua potência”, explica.
A ideia de Carol é mostrar que os alunos podem “gerenciar e organizar uma equipe de filmagem, elaborar os principais documentos necessários para a execução de um projeto cinematográfico e utilizar as principais ferramentas de trabalho da área”.
O curso é uma oportunidade oferecida no programa Trilhas da Cultura, de forma gratuita. “A iniciativa é fundamental para ampliar o acesso e democratizar a produção cultural. Os cursos de cinema ainda são pouco acessíveis, o que, de certa forma, dificulta a profissionalização no Espírito Santo”.
Currículo
Carol Covre é diretora, assistente de direção e montadora. Dirigiu os curtas-metragens “Córrego Grande, 13″ (2013) e “Perto da Minha Casa” (2015). Trabalha há mais de 10 anos como primeira assistente de direção, tendo sua participação mais recente nos curtas-metragens “Remendo”, “Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem” e “Inabitáveis”, e os longas-metragens “Os Primeiros Soldados”, “A Matéria Noturna” e “Adeus, Verão!” (em processo de finalização). Como montadora, trabalhou em diversos curtas, com destaque para “C(Elas)”, “Braços Vazios” e “Inabitáveis”, e no longa-metragem “Presença” (lançado em 2024). Além de trabalhar diretamente na produção de filmes, também ministra aulas e oficinas de Assistência de Direção e Montagem.
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.