Um dos grandes escritores e roteiristas brasileiros, José Roberto Torero ensinou os mistérios de como construir uma boa escaleta, e consequentemente um roteiro, na palestra Planejando uma História (os mistérios da escaleta). A atividade formativa aconteceu no dia 26 de maio, às 19 horas, dentro da programação do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte.
Torero começou o bate-papo apresentando um exemplo de escaleta. A escaleta é quando o roteiro toma forma. É quando se pensa na estrutura, na construção de sequência e cenas. Na sequência, ele falou sobre um novo roteiro inspirado na personagem Anastácia, de Monteiro Lobato.
O roteirista usou como exemplo FDP, série da HBO de sua autoria, para apresentar a estrutura de uma escaleta e o processo de transição dela para o roteiro. “A base [escaleta] serviu para isso. Fomos engordando a escaleta, até ela ficar bem boa. E só depois escrevemos o roteiro”, explicou ele.
Na segunda metade da palestra, ele propôs uma dinâmica divertida e muito criativa: a construção de uma escaleta ‘ao vivo’. Foi apresentado um argumento e os inscritos na atividade foram sugerindo possibilidades de construção para a escaleta de um falso documentário sobre o reencontro de um pai e um filho.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.