A juventude ‘brotou’ no CRJ de Guarapari. Aconteceu na última sexta-feira, 29 de abril, a primeira edição do Sextou no CRJ, atividade semanal e de mobilização voltada para os jovens do município. A ação foi realizada na sede do equipamento, que está localizada na rua Ataulfo Alves, nº 9, ao lado da EEEFM Lyra Ribeiro, no bairro Kubistchek.
Nesta primeira edição, as ações cotidianas que são realizadas no CRJ, como Lan House 0800, jogos de tabuleiro e cartas, e atividades relacionadas à literatura, a partir do acervo da biblioteca do CRJ Guarapari, marcaram presença na programação. O público também conferiu uma série de atividades pontuais pensadas especialmente para a atividade. Na programação, jogos, dança, grafite e muita diversão.
A ação teve início com a Oficina de Jiu Jitsu, ministrada por Jonathas Dantas. Logo após, todo mundo mexeu o corpo na Oficina de Dança, com o instrutor Léo Brandão. Fechando a programação, a Observação do céu noturno com o Observatório Astronômico do IFES de Guarapari.
“A primeira edição do Sextou no CRJ foi maravilhosa. Os jovens todos conectados com o espaço e com as atividades, trocando experiências entre si e com os instrutores. O ‘Sextou’, além de uma opção de entretenimento e aproximação das juventudes, também é uma oportunidade para que o público conheça as inúmeras possibilidades de formação que o espaço oferece”, pontuou a coordenadora-geral do CRJ Guarapari, Gabriela Nogueira.
O Sextou no CRJ acontece toda sexta-feira, das 15h às 19 horas. O evento é aberto ao público.
Sextou no CRJ
O Sextou no CRJ é uma atividade contínua e de mobilização semanal da juventude. Por meio do lazer e da convivência, a ação busca ampliar a entrada de novos usuários para o equipamento e direcionar os que já estão frequentando o local para atividades que os envolvam com o serviço. A ação também dá continuidade às atividades que já acontecem no centro. A programação também inclui ações temporárias pensadas especialmente para o evento.
CRJ
Inaugurado no último dia 25 de abril deste ano, o CRJ Guarapari é um equipamento do Governo do Estado. Ele é um espaço moderno voltado para o público jovem de 15 a 24 anos, que disponibiliza cursos, oficinas para geração de renda, Internet livre, passeios, além da construção de planos de trabalho e de vida, entre outros serviços públicos.
O CRJ Guarapari foi o sexto CRJ entregue pelo Governo. “Acreditamos e investimos na potência da juventude capixaba, que é uma juventude que luta e que, junto com esse governo, está trazendo conquistas históricas. O CRJ é um espaço acolhedor, feito com as juventudes e para elas. Vamos deixar o maior legado de políticas públicas desse Estado com o Plano Estadual das Juventudes, o Fundo Estadual da Juventude e com os CRJs, que vão prestar serviços inéditos no Espírito Santo. Teremos 14 CRJs em funcionamento em todo Estado”, explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Parceria
O CRJ Guarapari é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O CRJ Guarapari integra esse programa, que tem como objetivo contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.