Tarde com Sessão Festivalzinho para alunos de escola estadual, na Serra

By 3 de dezembro de 2019Sem categoria

 

*Este projeto é realizado com recursos do Funcultura/ Secult, através do Edital 029/2018 –  Seleção de projetos de formação em cultura e arte nos bairros do projeto estruturante ocupação social no estado do Espírito Santo. A realização é do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Ansiosos, animados e com muita expectativa. Assim estavam os alunos que participaram da Oficina do projeto Vídeo nas Comunidades, que nesta segunda-feira (02),  com a exibição do resultado de seus trabalhos apresentados na Sessão Festivalzinho, para pais, professores e servidores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jones José Nascimento, em Central Carapina, na Serra. 

Foram realizadas dez sessões ao longo do dia, com a exibição dos curta-metragens produzidos por eles durante a  primeira quinzena de novembro e duração de dez minutos cada, com direito a pipoca e chocolate para todos. 

“A gente gosta muito de dizer que as oficinas de produção audiovisual são uma extensão da sala de aula. Porque é uma ferramenta que incorpora de todo tipo de conteúdo, quer dizer, a gente trabalha um pouco de português com desenvolvimento de roteiro, de literatura com a história desses personagens e como eles dialogam com a realidade deles“, destacou a diretora executiva, Larissa Delbone, do Instituto Brasil de Cultura Audiovisual (IBCA). 

Ela também fala da importância do projeto como ferramenta transformadora e da continuidade da ação, principalmente nas localidades de risco social. “Informação é poder. Quem sabe mais, pode mais e manda mais. Então é isso que a gente gosta de dizer com nossos projetos educacionais. É o momento em que vocês têm voz. Cada um contou a história que achou pertinente contar e eu espero que  agente se encontre novamente no ano que vem”, comenta. 

Os cinco curta metragens foram produzidos com a orientação do cineasta e instrutor do projeto, Bernard Lessa, que destacou a criatividade e empolgação das crianças na realização dos trabalhos. “Eu espero que alguém fique com essa curiosidade para a produção audiovisual por mais tempo”, destacou. 

Os trabalhos realizados foram: “A Menina e a Caveira”, que conta a história de uma menina que dorme na sala de aula e sonha com uma caveira misteriosa no banheiro;   “Mistério do Jones”, dizem que o Jones depois que fecha fica misterioso; “Menino Amaldiçoado”, é a história de uma menino que é assombrado na biblioteca; “Superação” , que  conta a história de um menino que que se esforça mais que todos para ser um campeão e “Amor à Primeira Vista”, uma menina chamada Sofia, que mal sabia mas tinha um admirador secreto.

“Nós tivemos aqui diretores, roteiristas, fotógrafos. Pessoas que se destacaram e conheceram um outro lado. Porque quando a gente vai no cinema a gente senta lá, assiste o filme, e não fica pensando como é que dá trabalho. Vocês fizeram filmes e puderam ver a dificuldade que foi,não é verdade?”, disse a coordenadora da escola, Juliana Rohsner. 

Entenda o projeto

O projeto “Vídeo nas Comunidades” busca estimular o interesse pelo cinema através de

oficinas de realização em cinema e vídeo, 

utilizando o audiovisual como instrumento de

aprendizagem para crianças e adolescentes de comunidades consideradas de risco social. As aulas com as produções dos curtas, aconteceram entre 4 e 14 de Novembro. 

Durante as oficinas, os alunos foram apresentados à todo o processo de produção de um filme: roteiro, fotografia, som, edição, equipamentos e filmagem. Nesta edição, as aulas foram coordenadas pelo fotógrafo e cineasta Bernard Lessa para alunos do 6º ano da Escola Estadual Professor Jones José Nascimento.

O objetivo final da oficina foi realizar filmes em formato digital, inteiramente criado, produzido, interpretado e dirigido pelos alunos, com a direção do instrutor. 

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