O premiado diretor de fotografia, Willian Rubin vai ministrar o curso sobre sua função no programa Trilhas da Cultura. As aulas de Direção de Fotografia vão acontecer de 26 de maio a 13 de junho, das 17 às 21 horas, no Hub ES+, em Vitória, e fazem parte do programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.
Willian Rubin é formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Espírito Santo e técnico em Rádio e TV pelo CEET Vasco Coutinho. Está no cinema e audiovisual desde 2012. Além de diretor de fotografia, já foi operador de câmera, ou colorista em diversos longas e curtas documentários e ficções, séries de TV, videoclipes e publicidades.
“A direção de fotografia é um tema fundamental para o desenvolvimento profissional do participante que trabalhe ou pretenda trabalhar com audiovisual. Ao abordar desde os fundamentos do olhar cinematográfico, a composição e a narrativa visual até os aspectos técnicos, o curso oferece uma base para compreender e manipular os elementos que criam uma imagem impactante e comunique histórias e sentimentos”, afirma.
Rubin acredita que o curso vai mostrar aos participantes a importância e o papel do diretor de fotografia: “Aquele que transforma um roteiro em imagens e tem o conhecimento para iniciarem a trajetória de ‘escritores da luz’ dentro de um filme”.
Segundo Willian, a abordagem do curso no Trilhas da Cultura, vai apresentar “uma jornada pelo universo da cinematografia, que abrange desde os fundamentos do olhar cinematográfico, da composição e da narrativa visual, passando pelos aspectos técnicos dos equipamentos, iluminação, câmera, lentes e movimento de câmera, demonstrando como essas ferramentas podem servir ao diretor de fotografia para contribuir com a narrativa fílmica.”
Pensando na parte técnica, Willian Rubin vai mostrar aos participantes o papel do Diretor de Fotografia no color granding e na integração de efeitos visuais. “Cada aula foi estruturada para que os participantes possam aprender de forma teórica e prática, por meio de exercícios, análises de cenas, garantindo o desenvolvimento de uma visão crítica e a capacidade de traduzir ideias em imagens impactantes. Essa abordagem integrada permitirá que cada aluno aprimore suas habilidades e se sinta preparado para enfrentar desafios em projetos reais.”
O curso é uma das formações do programa Trilhas da Cultura, oferecido de forma gratuita aos participantes. “É comum em nossa área ter que buscar cursos em outros estados, que têm alto custo e poucos têm acesso. Ter essa formação gratuita e com profissionais capacitados e premiados é simplesmente fantástico. Acho a reserva de vagas muito importante pois o audiovisual é um meio elitizado e restrito”.
Currículo
Willian Rubim é diretor de fotografia e colorista capixaba. Seu foco de trabalho envolve a produção criativa de imagens. Atualmente foi premiado nos EUA Nyack film Festival 2023 como melhor fotografia com o curta ficção “Procuro teu auxílio para enterrar um homem” de Anderson Bardot e como melhor curta e prêmio Canal Brasil do Festival de Tiradentes 2023 com “Remendo” de Roger Ghil.
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.