Trilhas da Cultura: Natália Dornelas ministra curso sobre o ‘som’ no audiovisual

By 31 de março de 2025abril 1st, 2025Notícias, Trilhas da Cultura

Cineasta formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com uma década de experiência como técnica de som direto em produções audiovisuais, Natália Dornelas vai ministrar o Curso de Direção de Som, no programa Trilhas da Cultura. As aulas serão realizadas de 16 de junho a 4 de julho, das 13 às 17 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).  As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Junto com a imagem, o som é um elemento indissociável do audiovisual, mas que nem sempre tem sua importância reconhecida.“Esse tema é super importante porque ajuda o participante a enxergar o som de uma forma mais criativa e estratégica dentro do audiovisual. Muitas vezes a gente pensa no som só como algo técnico, mas ele tem um papel enorme na hora de contar uma história e criar emoções”, afirma a Dornelas.  

A proposta da cineasta é ensinar a “dramaturgia sonora”, fazendo com que a música e o som construam a história que o filme quer contar ao espectador. “Entender como o som funciona, desde os fundamentos até a captação, faz toda a diferença na prática. Isso dá mais segurança no set de filmagem, melhora a comunicação com a equipe e amplia as possibilidades de trabalho.”

Nas aulas de Natália Dornelas, os participantes do curso vão analisar de que forma “o som se encaixa na sintaxe do discurso narrativo, entendendo as particularidades da narrativa sonora, sua lógica, e como esses elementos sonoros ajudam a compor a estrutura narrativa de um filme”, explica ela.

O curso também vai focar no som direto, para compreensão de equipamentos, técnicas e recursos práticos de captação de som com qualidade.“Entramos nos fundamentos técnicos do som, com uma introdução ao vocabulário específico da área de som para cinema, e o conceito de desenho de som, ou seja, como construir um projeto sonoro para um filme.”

As aulas de Direção de Som fazem parte do Trilhas da Cultura, programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo. “Oferecer esse tipo de formação de forma gratuita é uma oportunidade enorme, especialmente numa área tão específica e, muitas vezes, pouco acessível, principalmente para mulheres. E o fato de terem reservas de vagas mostra um cuidado real com quem, historicamente, foi deixado de fora desses espaços. Como mulher negra, ver esse tipo de oportunidade sendo pensada para incluir outros iguais é muito significativo”.

Currículo 

Natália Dornelas é cineasta formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Há 10 anos, atua como técnica de Som Direto no mercado audiovisual, com experiência em curtas, séries e longas-metragens. Também integra o coletivo Remonta Audiovisual, onde colabora em ações de formação em cinema e audiovisual voltadas para mulheres, pessoas transgênero e não-binárias.

O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções