Microrregião Metropolitana
Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha
Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha
Descrição: Breve história da montagem e da edição, do cinema ao vídeo digital. A participação das mulheres na montagem. A função de montadores, editores e assistentes. Ritmo, estilo e os padrões de representação através da montagem e edição. Montagem de obras de ficção, documentário e experimental. Os softwares, programas e aplicativos de edição. Exercícios práticos de montagem e edição.
Carol Covre é realizadora audiovisual, diretora e montadora, bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFES e dirigiu os curtas-metragens “Córrego Grande, 13” e “Perto da Minha Casa”.
Descrição: A oficina Mediação de Leitura é constituída de ações teóricas e vivenciais destinadas ao fomento do hábito da leitura em ambientes educacionais, nas bibliotecas (escolares, oficiais e comunitárias), em espaços públicos, culturais e mesmo nos lares. A proposta tem o objetivo de fortalecer atividades de estímulo à leitura e contribuir com a formação de mediadores de leitura. Tem como público alvo professores, bibliotecários, educadores sociais, contadores de histórias, agentes de leitura entre outros atores educativos, culturais e sociais.
Professora, graduada em Pedagogia, é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(UFES). Especialista em Acessibilidade Cultural, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na formação inicial e continuada de profissionais da Educação. É autora de ‘Os medos de Lili’, ‘Casa de Papel’ e ‘A criança mágica’, ambos de literatura infantojuvenil. Lançou ‘Palarvas de Borboletras’ e ‘Grão’, sob o gênero de poesia. Na área da educação, assina ‘Educação, Educação Especial, Inclusão e Arte: para além do chão e dos muros da escola comum’, e organizou ‘Memórias de Alfabetização: narrativas sobre aprender a ler e a escrever’. Como atriz, já trabalhou em mais de uma dezena de espetáculos e também no filme ‘Agrados para Cloê’, de Jefinho Pinheiro. Seu texto ‘Um pouco mais da metade’ criado a partir do projeto ‘Outras Tramas’, publicado na coletânea homônima, marca sua estreia na dramaturgia. Nos últimos anos idealizou e segue coordenando um conjunto de ações voltadas para o acesso ao livro e o fomento da leitura e da literatura: o projeto ‘Livros Gigantes’, o canal ‘Com a Palavra’ e o projeto ‘Conta Conta’. Também integra a Rede Nacional de Leitura Inclusiva e o coletivo Confere com o Original.
Descrição: num período de distanciamento social e de home office, em que muitos serviços não essenciais se tornaram predominantemente online, saiba como dar segurança ao seu trabalho nas artes e na cultura como ele merece, mesmo à distância e com ferramentas virtuais. Vamos valer nossos direitos e fazer cumprir a lei mesmo ante as atuais incertezas geradas pelo poder público no setor. Saiba proteger a saúde da sua obra como um corpo saudável e que gera frutos na sociedade.
Jornalista e advogado, atuando como crítico, curador e professor de cinema. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. Professor na Academia Internacional de Cinema – AIC. Curador do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual – FICA.VC. Curador de Cineclubes no Estação Net de Cinema. Editor-chefe do Almanaque Virtual. Colaborador da Justificando da Carta Capital. Membro do Podcast Cinema em Série. Colaborador do Cinema Para Sempre, Vertentes do Cinema, Tabula Rasa e Cine Eterno.
Descrição: O Brasil sempre teve presença marcante na organização contemporânea da FICC, desde a retomada do movimento cineclubista nacional na década de 1970, tendo ocupado o Secretariado Latino-americano na década de 1980 e retornado à direção da entidade em 2006, ocupando a Vice-Presidência e depois a Presidência da entidade internacional. Estas representações significam a importância que tem o movimento brasileiro no cenário internacional. E particularmente o ES é destaque nesta história. Conhecer a história é passaporte para a construção do futuro!
Médico, professor aposentado da UFES, gestor público, cineclubista, realizador e produtor cultural, iluminador cênico, ator e diretor teatral. Foi presidente do Conselho Nacional e da Federação Internacional de Cineclubes, membro do Conselho Nacional de Cinema e da Embrafilme, do Conselho da Secretaria do Audiovisual e dos Conselhos Municipal de Cultura de Vila Velha e do Estadual de Cultura. Sócio fundador da ABCD – ES, tendo sido seu Vice-Presidente, do Conselho Nacional de Cineclubes e da Organização dos Cineclubes Capixabas. Atualmente Secretário Adjunto para América Latina da Federação Internacional de Cineclubes.
Descrição: como encontrar alternativas de financiamento para seus projetos audiovisuais em um mercado em transformação.
Paulo Boccato, formado em Cinema e Comunicações pela ECA (USP), se estabeleceu como um grande produtor na indústria audiovisual brasileira, tendo produzido e lançado nove longas nos últimos anos, metade dos quais alcançou o Top 10 de bilheteria nacional em seus respectivos anos de lançamento – Loucas pra Casar sendo a oitava maior bilheteria de todos os tempos para um filme nacional. Boccato também produziu a bem-sucedida série de animação Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas, líder de audiência na TV paga brasileira pelo Cartoon Network e o primeiro longa stop-motion da América Latina, Minhocas, lançado em cinemas na França e nos EUA. Atualmente, produz longas e documentários em coprodução com Canadá, Espanha, EUA e Itália, em diversos gêneros. Boccato tem trabalhado em parceria com empresas como Fox Films, Buena Vista, Sony Pictures, Warner, Paramount, Paris Filmes, Globo Filmes, Turner e Warner Channel, entre outras.
Descrição: como proteger os direitos de seus projetos audiovisuais na negociação com distribuidores e potencializar as receitas.
Paulo Boccato, formado em Cinema e Comunicações pela ECA (USP), se estabeleceu como um grande produtor na indústria audiovisual brasileira, tendo produzido e lançado nove longas nos últimos anos, metade dos quais alcançou o Top 10 de bilheteria nacional em seus respectivos anos de lançamento – Loucas pra Casar sendo a oitava maior bilheteria de todos os tempos para um filme nacional. Boccato também produziu a bem-sucedida série de animação Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas, líder de audiência na TV paga brasileira pelo Cartoon Network e o primeiro longa stop-motion da América Latina, Minhocas, lançado em cinemas na França e nos EUA. Atualmente, produz longas e documentários em coprodução com Canadá, Espanha, EUA e Itália, em diversos gêneros. Boccato tem trabalhado em parceria com empresas como Fox Films, Buena Vista, Sony Pictures, Warner, Paramount, Paris Filmes, Globo Filmes, Turner e Warner Channel, entre outras.