Com mais de 50 anos de uma carreira repleta de composições autênticas e de muita personalidade, Odair José é mais um nome confirmado na programação do 9º TendaLab, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, às 19 horas, na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. O evento conta com a curadoria e direção de Lucia Caus e o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Odair José lançou 38 álbuns e é autor de hits como Vou Tirar Você Desse Lugar, A Noite Mais Linda do Mundo e Cadê Você, canção regravada pela dupla Leandro e Leonardo em 1990. Depois de mais de 20 anos sem se apresentar em Vitória, o cantor traz para o festival seus maiores sucessos. “É um prazer participar do festival, ter tido o nome lembrado e poder voltar à cidade que há muitos anos não vou”, disse o artista.
As canções escritas por Odair José têm a característica de serem diretas em suas mensagens, com linguagem simples, de fácil compreensão, que assumiu seu lugar na música popular brasileira nessa trajetória de mais de cinco décadas produzindo. A obra do artista retrata o amor, questiona a sociedade e diverte os fãs pelas estripulias contadas em letra e som do cantor de 75 anos. “Sou um compositor que canto minhas próprias músicas, não canto música dos outros, não é meu forte. Faço bem as minhas músicas, faço elas para eu cantar. Quando ouço, gosto muito”, afirma.
Em março deste ano, o artista goiano disponibilizou DNA, canção que vai estar no seu 39º álbum, chamado Seres Humanos. “Acho que o ser humano está com a vista tapada, com a direção que não sabe para onde, que estamos caindo no abismo da evolução”, observa Odair José ao falar do novo trabalho, produzido com seu filho Júnior Freitas.
Festival TendaLab
As atrações confirmadas no line up do 9º Festival TendaLab apresentam, ao mesmo tempo, uma seleção original e alinhada com a produção musical contemporânea brasileira. Ao lado de Odair José, já foram divulgadas a carioca Mart’nália, com todo seu suingue, samba e simpatia; a Sintonia, festa de black music comandada por KL Jay; a banda Aurora Gordon, que reúne um repertório de artistas da contracultura capixaba dos anos 1970; a banda Macucos, uma das mais importantes bandas do reggae brasileiro; a DJ Karolla, um dos nomes em ascensão na cena eletrônica capixaba; o grupo Fundo de Quintal, um dos nomes mais importantes do samba e do pagode no Brasil; e a cantora Filipe Catto, uma das maiores vozes da sua geração, e que empresta seu talento para recriar e homenagear a obra de Gal Costa. Toda programação é gratuita.
O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ, da Rede Gazeta e do Canal Brasil e o apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).