Com inscrições encerradas no último dia 12 de junho, o 22º Festival de Vitória atingiu o número recorde de 650 obras, 230 a mais do que no ano passado. No total, 41 animações, 193 documentários, 377 ficções, 33 videoartes e 6 videoclipes participarão do processo de seleção que contou com filmes vindos de todo Brasil.
A região Sudeste possui o maior número de inscritos, contabilizando 373 filmes, seguida pela região Nordeste, com 129 obras, e pela região Sul, com 88. As regiões Centro-Oeste, Norte e o Distrito Federal somam 28, 17 e 15 inscrições, respectivamente. Do total, 70 são longas-metragens e 580 curtas-metragens.
“O grande número de inscrições espelha a boa repercussão que o Festival de Vitória vem tendo ao longo dos anos. Para nós, é um privilégio poder contar com a participação de filmes das mais variadas culturas e origens”, aponta Lucia Caus, diretora do Festival de Vitória, que, este ano, também viabilizou inscrições de filmes através da internet.
Foram aceitos filmes finalizados em 2014 ou 2015 que tenham sido captados, originalmente, em qualquer tipo de suporte (película, digital etc), mas que possuam cópia nos formatos DCP (sem KDM / DCP aberto), MOV/MP4 H264 ou Bluray para exibição.
Seleção
As obras inscritas deverão ser selecionadas até meados de julho pela equipe do Festival. A curadoria fica novamente a cargo do professor e cineasta Erly Vieira Jr., do cineasta e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira e da programadora de filmes infanto-juvenis Rosemeri de Assis Barbosa. Os escolhidos farão parte da programação do 22º Festival de Vitória, que acontece de 11 a 16 de setembro em Vitória, e concorrerão a prêmios em diversas categorias.
Novidades
O 22º Festival de Vitória apresenta uma nova marca, com uma identidade visual que faz referência à transição entre fotogramas de uma película ou frames de um vídeo. Além disso, o Troféu Marlin Azul será substituído pelo Troféu Vitória, concedido aos filmes e profissionais premiados nas mostras e concursos do Festival. Seu novo formato, criado pela OCA – Oficina de Criações Criativas, é uma homenagem à capital capixaba e foi inspirado na deusa greco-romana homônima.
Entre as novas premiações realizadas pelo Festival, está o Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, que contemplará o selecionado com a exibição do curta na programação do Canal Brasil, o Troféu Canal Brasil e R$ 15 mil. Novos prêmios também serão concedidos pelas apoiadoras do evento, as empresas CiaRio, DOT, Mistika e Cinecolor.
O 22º Festival de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória. Também são apoiadores do evento a Cesan e a Ufes.