A passagem do Cultura em Toda Parte – Região 2, que teve o município de Linhares como cidade sede, reafirmou o talento da produção cultural capixaba. Durante o fim de semana do feriado da Semana Santa, sábado (16) e domingo (17), o público acompanhou uma programação diversificada que reuniu shows musicais, performance, espetáculos teatrais, além de uma apresentação especial para os alunos da EMEF “Cid Adalberto dos Reis”.
“O Cultura em Toda Parte está rodando o estado do Espírito Santo inteiro, levando arte, cultura, apresentações, oficinas. É um prazer enorme para a Secretaria da Cultura estar aqui em Linhares no meio dessa Caravana para a gente celebrar a cultura e a arte”, disse Fabrício Noronha, Secretário de Estado da Cultura, que prestigiou o evento.
Reuber Costa do Nascimento, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Linhares, também destacou a importância do evento para o fomento da cultura do estado. “Linhares recebe com muito carinho esses artistas de vários segmentos. É importante para o nosso município e para o Espírito Santo mostrarmos realmente o que temos de valor em termos culturais. Esse município, esse estado, riquíssimo de cultura, tem que ser levado para o Brasil e para o mundo.”
A programação teve início ainda na quarta-feira (13), a partir das 14 horas, com o espetáculo O Quintal de Histórias, de Dana Oliver, que se apresentou para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cid Adalberto dos Reis”. No sábado (16), o Centro Cultural Nice Avanza recebeu dois espetáculos teatrais: A Mais Forte, que trouxe uma montagem arrojada e contemporânea para o texto clássico de August Strindberg; e Aloka, comédia que propõe uma reflexão sobre família, valores, criação e futuro. “Nosso grupo trouxe esse espetáculo, que fala muito sobre respeito. A gente levanta a bandeira do respeito nessa peça, na qual a gente trabalha com humor, a história dessas três amigas, que são inseparáveis e bem loucas, falando de uma forma mais gostosa e saudável para o público. Que é a verdadeira intenção do espetáculo: rir e lidar com as diferenças com respeito”, disse o ator Tainan Gratival, do espetáculo Aloka.
Depois, a partir das 20 horas, no Caminhão Palco – localizado na Praça 22 de Agosto – a música tomou conta do evento. A primeira apresentação da noite foi do rapper Dry Som, que apresentou o show Novo Mundo, que teve como base seu segundo EP. Na sequência, quem subiu ao palco foi o cantor Thi. O artista apresentou um show baseado no “PAGOPOP” – gênero que mistura a música pop com pagodão – e não deixou ninguém parado com o sucesso Talentin. “Muito obrigado ao Cultura em Toda Parte por fazer esse sonho acontecer. Isso aqui é um sonho para um artista independente. Eu estou muito feliz de fazer parte disso. Isso é o que o nosso estado precisa: que valorizem a nossa cultura, os nossos artistas, o nosso fruto da terra”. Encerrando à noite, a Mostra de Videoclipes.
No domingo, as atividades começaram a partir das 17 horas, com o espetáculo cênico-musical Zé Grilo Dentro de Si, no Centro Cultural Nice Avanza. Na sequência, no Caminhão Palco, o metal invadiu a Praça 22 de Agosto com o som da banda Gravekeepers. No repertório, as músicas do primeiro EP homônimo do grupo, que tem influências do thrash e do death metal. Depois, o forró pé de serra tomou conta do palco e o público dançou com o Trio Rocha o Nó.
Finalizando a passagem do Cultura em Toda Parte na cidade de Linhares, a cantora Bella Nogueira. Destaque no programa da Rede Globo, Superstar, essa foi a primeira apresentação da artista depois de dois anos longe dos palcos em função da pandemia do Covid-19. “Foi um evento incrível que reuniu várias cidades, levou todo tipo de arte para várias cidades capixabas. E é uma honra para Linhares, e eu falo como artista e como cidadã linharense, receber um evento dessa magnitude, com profissionais incríveis, excelentes, dedicados, humanos, queridos e que não mediram esforços para que a gente fizesse esse show aqui hoje para uma cidade que recebeu a nossa arte, a nossa alegria de voltar aos palcos”.
O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi, do IFES-Campus Linhares e da Prefeitura Municipal de Linhares. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.