Para cair na folia com estilo, quatro Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do Estado ofertam, nesta semana, oficinas gratuitas para jovens de 15 a 24 anos, destinadas à confecção de adereços de Carnaval, como tiara, fantasias, automaquiagem, entre outras.
Nesta quarta-feira (15), o CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha, vai ensinar a galera da Grande Terra Vermelha (Região 5) a fazer tiaras de Carnaval, que estão super em alta. A atividade acontece a partir das 14 horas. No mesmo dia, o CRJ Guarapari realizará aulas de automaquiagem para as juventudes arrasarem no visual, a partir das 17 horas.
Nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), o CRJ Colatina, que fica no bairro João Meneguelli, vai realizar a oficina “Então Brilha: adereços de Carnaval”, a partir das 15 horas. A partir desta quinta-feira (16) até a próxima quinta-feira (23), após o Carnaval, acontece o workshop para aprender a fazer fantasias, no CRJ Cachoeiro de Itapemirim.
O material produzido poderá ser usado nos bailes de Carnaval que acontecerão nas unidades. No CRJ Colatina, o “Gente é para Brilhar” rola nesta quinta-feira (16), às 18 horas. Já o “Sextou: Bloquinho CRJ Terra Vermelha” será nesta sexta-feira (17), às 15 horas, em Vila Velha.
Serviço:
Oficinas de Tiaras de Carnaval
Quando: quarta-feira (15)
Horário: 14 horas
Local: CRJ Terra Vermelha, Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha, Vila Velha.
Telefone: (27) 99898-2430.
“Então Brilha: adereços de Carnaval”
Quando: terça-feira (14) e quarta-feira (15)
Horário: 15 horas
Local: CRJ Colatina, na Avenida Padre Acácio Valentim Moraes, 1.500, João Meneguelli, Colatina.
Telefone: (27) 99979-7291.
Automaquiagem
Quando: quarta-feira (15)
Horário: 17 horas
Local: CRJ Guarapari, na Rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek, Guarapari.
Telefone: (27) 99512-7160.
Workshop Fantasia de Carnaval
Quando: de quinta-feira (16) a quinta-feira (23)
Horário: 15 horas
Local: CRJ Cachoeiro, na Rua Plínio Vieira Machado, 47, bairro Rubem Braga.
Telefone: (28) 3199-0408
Estado Presente
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Os CRJs representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. O Governo do Estado implementou 14 CRJs em dez municípios do Estado, nos territórios que compõem o Programa Estado Presente. Os Centros são frutos de uma parceria do Governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Já inauguramos todos os CRJs que planejamos. Eles estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Esses equipamentos representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Os CRJs estão em funcionamento em Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; em Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim; no Centro, em Aracruz; em Ayrton Senna, em São Mateus; em Kubitschek, em Guarapari; em Araçá, em Linhares; em João Meneguelli, em Colatina; em Novo Horizonte, na Serra; no Território do Bem e em São Pedro, na Capital; em Castelo Branco, em Cariacica, em Flexal II, em Cariacica, e em São Torquato, em Vila Velha.
Eles são espaços de garantia de direitos das juventudes capixabas, conforme o Estatuto da Juventude (lei 12.852/2013). Neles, os jovens vão encontrar uma equipe formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, articuladores locais, oficineiros e outros profissionais que entendem a importância de se viver a juventude com autonomia, escrevendo a própria história.