O hip hop deu a letra no segundo dia do Cultura em Toda Parte, Rota Circulação em Espaços Culturais, que aconteceu na sábado (14), na cidade de Viana, localizada na Região Metropolitana de Vitória. O público que compareceu ao Teatro Municipal da cidade conferiu gratuitamente os shows de Aliado Jota e do grupo Suspeitos na Mira.
O MC Aliado Jota abriu a programação com o repertório do álbum Estilo Solto, além de sucessos autorais da discografia do cantor. “Pra mim, tocar em um evento como esse é muito importante. Apresentar o nosso som pra nichos diferentes, ir além das fronteiras musicais, ir além da periferia, preencher as lacunas. Para nós é muito importante, sempre vai ser importante fazer com que a música ultrapasse as fronteiras e chegue em lugares que não chegava antes.”
Logo após, o icônico Suspeitos na Mira mostrou porque é um dos grupos mais importantes do hip hop do Espírito Santo. O cenário do show era um grafite feito pouco antes da apresentação mostrando um dos elementos da cultura hip hop. “A gente vê nossa influência no todo: na dança, no grafite, como DJ… esse é o combustível que nos dá essa força de estar o tempo todo. Pra mim é uma missão estar fomentando a cultura hip hop. Ver o hip hop ocupando esses espaços, que antes não eram ocupados, com a oportunidade de tocar em quase todos os teatros do estado. A gente vê todas essas oportunidades como grandiosidade para o hip hop. E a gente ganha com isso, vai crescendo e isso é muito importante”, afirmou L Braun, um dos integrantes do do grupo, que é formado por Sagaz, Dudurap e LDFli.
Uma figura ativa no hip hop capixaba, Marcelinho Tchicano prestigiou os parceiros do rap no Cultura em Toda Parte 2024. “O hip hop tá fazendo 51 anos e mostra a trajetória do rap capixaba. E o mais difícil é fazer esse rap de verdade, que leva uma mensagem. Porque a gente ainda perde muitos jovens nas comunidades, muito espaço e muitas oportunidades. E o rap, ele é isso: uma das grandes portas de oportunidades, de falar, de se comunicar com esses jovens e falar algo de positivo. O ‘Suspeitos’ tem isso, o ‘Aliado’ tem isso. O rap de base capixaba tem isso.”
Na plateia, Xandinho, que frequenta o universo do hip hop há muitos anos, curtiu as apresentações em Viana. “Eu curto rap há mais de 30 anos e já estive em vários shows do Suspeitos na Mira. O som, o hip hop que é de verdade ele vem pra incentivar. O hip hop tá baseado no break, no grafite, no skate. Hip Hop é compromisso.”
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.