O Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais, está na penúltima etapa da itinerância cultural pelo Espírito Santo. A nona parada será em Aracruz, de 2 a 8 de dezembro, no Teatro Municipal de Aracruz e no Centro de Referência das Juventudes Aracruz, com uma série de atividades que fomentam e difundem a produção artística do estado. Na sequência, o projeto segue para Afonso Cláudio. Toda programação é gratuita.
Os projetos que compõem a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult-ES) e apresentam uma programação diversificada que passeia pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, além de outras atrações para as comunidades.
Apresentações culturais
A programação cultural começa na sexta-feira (06), a partir das 19 horas, com o Duo Harpa e Voz, no Teatro Municipal de Aracruz. A harpista Gláucia Castilho e a cantora lírica Maristela Araújo apresentam um repertório baseado na música clássica com árias de grandes nomes do gênero. Na sequência, Geraldo Majella faz o show Violão: Arranjos e Influências, que reúne músicas de diversos gêneros em arranjos especiais desenvolvidos pelo músico.
No sábado (07), as atividades têm início às 17 horas. A pedagoga e escritora Sara Ferreira Reis apresenta a contação de histórias Viajando No Mundo Dos Contos. Logo após, o samba pede passagem com o show da cantora Anastácia que apresenta canções autorais e hits brasileiros, no show Benquerença. Linharense, a artista já trabalhou com nomes como Arlindo Cruz, Diogo Nogueira e Xande de Pilares, teve a música “Água de Sal”, de sua autoria, gravada pela cantora Mart’nália.
Três atividades fecham a programação no domingo (08), a partir das 17 horas. André Forecchi apresenta o espetáculo Homem-Banda, o show, em que o artista toca saxofone e percussão simultaneamente, sem tecnologia, com o auxílio de cordas e roldanas, em uma apresentação que reúne baião, samba e chorinho. Logo após, a cantora Luiza Dutra apresenta as canções do seu primeiro álbum, Meu Canto, lançado em 2024. A artista, que participou do The Voice Brasil, vai apresentar composições como a faixa-título, Noite e Bem Mal Me Quer. Fechando a itinerância em Aracruz, a apresentação da drag queen Violeta Van Cartier. Cantora, compositora e performer, a artista vai apresentar um show autoral, com músicas do EP Todas as Marias, além de canções lançadas anteriormente e músicas de artistas femininas, em um show que enaltece a música brasileira.
Formações
Além da programação cultural, o Cultura em Toda Parte promove uma série de atividades de formação com o objetivo de aproximar a cultura e a educação. De 02 a 06 de dezembro acontece o curso de formação Introdução ao Teatro, com o ator, dramaturgo e diretor Marcelo Ferreira. No sábado (07), às 10 horas, a poeta Fernanda Tatagiba realiza a oficina Poesia Asas de Pedra. Na formação, os alunos participam de várias dinâmicas que abordam a linguagem poética para a criação de uma poesia autoral. Depois, às 16 horas, a cantora, compositora, escritora, diretora audiovisual, produtora cultural e ativista aliada da Comunidade Surda, Bella Nogueira ministra a palestra Com Acesso, Com Afeto!, em que propõe um debate sobre a inclusão e acessibilidade para o público surdo, das telas aos palcos. Todas as atividades acontecem no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.