Com Teatro Glória lotado, Ney Matogrosso é o Homenageado Nacional do 32º Festival de Cinema de Vitória

By 24 de julho de 2025agosto 27th, 2025Festival de Cinema de Vitória, Notícias

Com o Teatro Glória lotado, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) celebrou a trajetória de Ney Matogrosso, o Homenageado Nacional desta 32ª edição, na noite desta quinta-feira (24). Na Cerimônia de Homenagem, que foi comandada por Sarah Oliveira e Simone Zuccolotto, o artista recebeu o Troféu Vitória, símbolo do festival, e o Caderno do Homenageado, além de uma joia exclusiva. O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

A dupla de apresentadoras contou para o público um pouco da trajetória vitoriosa de Ney Matogrosso, que em 2025 comemora 50 anos de carreira solo. Elas falaram sobre o talento camaleônico do cantor, dono de uma voz e presença cênica inigualáveis, e da sua expressiva participação como ator no cinema brasileiro, e como diretor de espetáculos musicais e de teatro. Além disso, o Canal Brasil produziu um vídeo especial em que apresenta uma série de imagens de filmes e shows que comprovam a versatilidade do multiartista.

 

 CLIQUE E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA DA HOMENAGEM

 

Na sequência, Ney Matogrosso subiu ao palco e recebeu os calorosos aplausos do público. “Estou feliz! Vamos seguir a história, não é isso? Para mim é uma felicidade fazer parte do cinema. Desde criança sempre fui ao cinema, e ficava muito impressionado com as pessoas naquela tela. Lá dentro desejava isso. Foi para mim uma felicidade mesmo. Sou da música, mas sou do cinema também. E estou disponível para ser do cinema, desde que tenha tempo livre”, disse ele, que complementou: “Fico meio envergonhado, meio travado. Mas aceito sim, muito obrigado.”

Outro momento emocionante da noite, foi quando toda a plateia colocou no rosto uma máscara que fazia alusão à maquiagem usada pelo artista na época do Secos & Molhados. Todos vibraram com a energia de Ney Matogrosso.

Sessão Especial de Encerramento

 

 

Na sequência, o público conferiu dentro da Sessão Especial de Encerramento, o longa-metragem Luz nas Trevas: a Volta do Bandido da Luz Vermelha, que tem roteiro original de Rogério Sganzerla adaptado por Helena Ignez, é a continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Sganzerla. A diretora estava presente na homenagem e subiu ao palco para falar sobre a produção e sua parceria com Ney Matogrosso.

“É um imenso prazer estar nessa homenagem ao queridíssimo Ney Matogrosso. É uma honra imensa estar aqui falando com vocês. O Rogério Sganzerla ainda não tinha escolhido o protagonista quando ele morreu. Foi maravilhoso quando a convite de minha filha, Paloma Rocha, fui ver Olho Nu, um filme sobre o Ney. Fiquei encantada! Tinha todo esse sentido de verdade, de profundidade, de beleza, e não era fácil para mim essa escolha. É um gênio, essa figura generosa, lindíssima. Uma pessoa altamente verdadeira.”

32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Galpão Produções

About Galpão Produções