A Loba vai estar entre nós! Uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, Alcione é a última atração confirmada do 9º TendaLab, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, às 19 horas, na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. O evento conta com a curadoria e direção de Lucia Caus e o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Aos 76 anos, Alcione é a grande dama do samba e da música brasileira. Na galeria de troféus, são 26 Discos de Ouro, 07 de Platina (2 deles de Platina Duplo), 3 DVD’s de Ouro e 01 de Platina. “O samba é um símbolo de brasilidade e um dos nossos ‘cartões de visita’. Um estilo musical que extrapolou fronteiras e nos ‘identifica’ aonde quer que estejamos”, afirma a cantora, que é um dos ícones da Estação Primeira de Mangueira, escola de samba carioca que a homenageou em 2024.
Em 2023, ela celebrou 50 anos de história na música com o álbum Alcione 50 anos, gravado ao vivo no Theatro Municipal do Rio. É este show que o público capixaba vai conferir de graça no TendaLab. No repertório, clássicos como Não Deixa O Samba Morrer, Menino Sem Juízo, Gostoso Veneno, além de Você me Vira a Cabeça e A Loba. E a Marrom, apelido carinhoso como a artista é conhecida, deixa um recado para o público. “Sempre procurei exercer meu ofício de forma verdadeira, autêntica e mandar meus ‘recados’ de forma sincera. Falo muito de amor sim mas, também, de autoestima, preservação, da coragem necessária para levantar a cabeça e seguir em frente”.
Festival TendaLab
De gêneros musicais e diferentes gerações, onze atrações foram divulgadas para o público: André Prando, Aurora Gordon, DJ Karolla, DJ Zappie, Festa Sintonia (DJ KL Jay, DJ Ajamu e DJ Will), Filipe Catto, Fundo de Quintal, Macucos, Mart’nália, Odair José e Roberta de Razão e agora fecham o line up com a cantora Alcione. “A nona edição do TendaLab marca o crescimento do festival. A curadoria do evento tem o objetivo de, a cada nova edição, levar ao público diversas expressões artísticas com músicos de diferentes gerações e estados, representando a força da música popular brasileira. A seleção de artistas que produzem no Espírito Santo mostrando a força da cena autoral do nosso estado com artistas que extrapolam as nossas fronteiras com seu talento”, afirma Lucia Caus.
O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ e da Rede Gazeta e o apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).