Cinema em Toda Parte: projeto encerra formações com a exibição de 10 curtas produzidos por alunos da rede estadual de ensino

By 13 de dezembro de 2024dezembro 17th, 2024Cinema em Toda Parte, Notícias

Equipe e alunos do Cinema em Toda Parte no encerramento do projeto no Parque do Governador. Foto: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão IBCA

As luzes do cinema brilharam no Parque Cultural Casa do Governador no fim da tarde da última quinta-feira (12), com o  encerramento das atividades do Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo, com a exibição da Mostra Audiovisual, que marcou o lançamento dos dez curtas-metragens produzidos durante as formações do projeto, além da entrega dos certificados para os estudantes.

Os alunos começaram a chegar no espaço por volta das 14 horas e eram encaminhados pelos receptivos para a área de alimentação, onde recebiam um lanche que incluía várias guloseimas como frutas, mini-hambúrgueres e sucos. Na sequência, eles se dirigiam para a sala de cinema montada especialmente para a exibição dos 10 curtas-metragens.  

O evento teve início com as autoridades dando boas-vindas aos estudantes. A Cerimônia de Abertura contou com a presença do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, do Secretário de Estado de Educação, Vitor de Angelo, e da diretora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), Larissa Delbone. 

Mostra Audiovisual 

Os filmes produzidos pelos estudantes foram exibidos na Mostra Audiovisual. A sessão foi dividida em dois blocos, em que os alunos receberam os certificados e falaram um pouco da experiência do curso e do processo de realização de cada uma das produções. 

Alunos da CEEFMTI Henrique Coutinho, em Iúna, exibindo o curta-metragem Temos Nosso Próprio Tempo. Fotos: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão IBCA

Julia Mariano Ricarte, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Henrique Coutinho, de Iúna, agradeceu a equipe e destacou como o projeto impactou a turma. “Esse projeto nos abriu horizontes, nos despertou e nos mostrou que existe um mundo fora da nossa caixinha. Foi um momento de muito aprendizado, muita experiência, muita conexão. E a gente entendeu que o audiovisual ele necessita do trabalho em grupo, porque você não consegue fazer um filme sozinho”, disse a aluna. 

Representando a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) de Mucurici, a estudante Alicia Gomes falou sobre o processo para a criação de um produto audiovisual. “Fazer um filme foi muito difícil, foi desafiador. Exigiu muita dedicação, esforço e planejamento. Nós também aprendemos muito sobre trabalhar em equipe, com o cuidado e dedicação dos nossos oficineiros, que se propuseram a cuidar de nós e nos ouvir.” 

Filmes 

As produções dialogam com temas escolhidos pelos estudantes, em parceria com os oficineiros responsáveis pelas formações em cada cidade e refletem, entre outros temas, questões do cotidiano, do ambiente escolar e da vida no interior. Os filmes que serão exibidos são:

 

Coisas de Aluno, direção coletiva realizada com a supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta (Alfredo Chaves)

Entre sem Bater, direção coletiva realizada com a supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marcondes de Souza (Muqui)

Nova Era, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Maria Carletti Quiuqui (Águia Branca)

Sussurro, direção coletiva realizada com supervisão de Junior Batista
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dr. Edward Abreu do Nascimento (Pedro Canário)

O Despertar, direção coletiva realizada com supervisão Fran de Oliveira
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves (Boa Esperança)

Temos Nosso Próprio Tempo, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Henrique Coutinho (Iúna)

Área Vip, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro (Jerônimo Monteiro)

Não Olhe pra Trás, direção coletiva realizada com supervisão de Tati Rabelo
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) de Mucurici (Mucurici)

Explana, direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit (Montanha)

Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca (Conceição da Barra).

O Projeto

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de ensino, para estudantes com idade entre 14 e 25 anos, localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes. Ao todo, 158 jovens participaram das formações que aconteceram de 17 de outubro a 06 de dezembro.

Oficina

Cada turma recebeu uma formação teórica e prática, com quase 50 horas de duração, sobre o universo audiovisual, com noções de roteiro, pesquisa, sistemáticas de trabalho, estilos cinematográficos, tipos de narrativas audiovisuais, estrutura de sequências e cenas, fundamentos sobre enquadramentos, foco, profundidade, luz, captação de som, decupagem de material gravado e edição.

Depois de todo conteúdo teórico aplicado, os estudantes foram a campo para a produção de uma peça audiovisual. Cada oficina deu origem a um filme escrito, produzido, dirigido e finalizado pelos alunos participantes sob a orientação de seus instrutores.

Núcleo

Além das oficinas, foram implementados dez Núcleos Audiovisuais em cada um dos municípios. Cada núcleo foi equipado com infraestrutura para atender aos objetivos dos processos de formação, produção e difusão do audiovisual. Os kits de equipamentos audiovisuais são formados por fone de ouvido, microfone, câmera, tripé profissional, HD Externo, Cartão SDXC 64Gb, Computador de Trabalho e gravador digital.

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu).

Galpão Produções

About Galpão Produções