Encontros, trocas e planejamento fazem parte do cotidiano do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari. Neste mês, a equipe do CRJ Guarapari se reuniu com três secretarias municipais. Uma das ações da equipe, neste período de implementação, foi a reunião com as gerências da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que aconteceu nessa segunda-feira (14).
Este foi o segundo encontro da equipe do CRJ Guarapari com profissionais da Semsa. A reunião teve como objetivo entender quais são os procedimentos necessários, caso o público atendido pelo CRJ precise dos serviços ofertados pela Semsa, além de fortalecer as redes de apoio relacionadas às questões trabalhadas na Secretaria. Entre as pautas abordadas, estiveram temas que envolvem ações relacionadas à higiene bucal, saúde mental e à gravidez na adolescência, entre outras demandas que podem atravessar o universo da juventude.
Cultura e Esporte
Nessa terça-feira (15), a equipe do CRJ Guarapari se reuniu com representantes das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEL) e de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (SETEC). O encontro teve como objetivo sintetizar um cronograma relacionado à produção conjunta para o projeto-piloto de uma copinha de futebol e uma ação muralista no bairro de Kubitschek, tendo em vista que tanto o futebol quanto a cultura Hip Hop são linguagens que têm forte adesão na região.
“O CRJ Guarapari está sendo preparado para ser um equipamento de aprendizagem e fortalecimento da juventude da cidade. Conhecer e entender quais são os outros projetos que fortalecem e que podem ser futuros parceiros da nossa política pública é fundamental para ampliar o sucesso do nosso trabalho”, pontuou a coordenadora do CRJ, Gabriela Nogueira.
CRJ
O CRJ Guarapari será um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos. Ele está em processo de implantação no município. Nele, as juventudes vão poder fazer gratuitamente cursos, oficinas, usar espaços para trabalho, laboratórios criativos, construir planos de trabalho e de vida, além de fazer passeios fora do território, entre outros.
O CRJ será implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
“Nosso trabalho em Guarapari já começou com as reuniões de mobilização. Em breve, vamos inaugurar esse CRJ. No total, serão 14 CRJs em dez cidades do Estado para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
O CRJ Guarapari é fruto de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Desde dezembro de 2022, o IBCA atua na cidade, fazendo a divulgação do projeto e a mobilização das juventudes e instituições.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.