A arte como ferramenta de conscientização para o antirracismo. Esse foi o tema da exposição Pele, Palavra e Poder, que aconteceu na tarde da última terça-feira (18), no Museu Capixaba do Negro – Veronica da Pas (Mucane), e reuniu trabalhos produzidos pelas juventudes atendidas pelo Centro de Referência das Juventudes São Pedro (CRJ) e dos jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social de Vitória (CREAS) dos bairros de Bento Ferreira, Centro e Maruípe.
Tendo como base para as produções o combate ao racismo, o projeto Conexões uniu os dois equipamentos com o objetivo de promover a conscientização e o enfrentamento ao preconceito sofrido por jovens. A proposta foi promover a articulação entre os Direitos Humanos e a Arte Contemporânea, para fomentar a produção de narrativas autorais que dessem visibilidade para suas experiências, além de fortalecer instrumentos de denúncia e transformação social.
“Desde o início das atividades do CRJ São Pedro a arte e a cultura estiveram presentes no dia a dia e nas propostas educativas. Essa exposição apresentou de forma brilhante todo o potencial artístico das juventudes atendidas pelo CRJ e CREAS. Os Jovens, suas famílias e amigos puderam apreciar, dentro do Museu Capixaba do Negro, o trabalho produzidos por eles nos equipamentos que frequentam, pudemos ver na prática o direito e democratização do acesso à cultura”, disse Henrique Tavares, coordenador de articulação do CRJ São Pedro.
A programação cultural também contou com apresentações dos cantores DG e Xanddy, do grupo teatral Os Suspeitos e com a Oficina de Turbante, ministrada pela Elis Gonçalves. Além disso, os jovens assistiram a exibição de curtas-metragens e instalação audiovisual feita a partir de produções realizadas durante as oficinas de arte e cultura do CRJ São Pedro.
Sobre os CRJs
O CRJ São Pedro é fruto de uma parceria do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que conta com financiamento do BID, para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

