A caravana do Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 pega a estrada novamente! Depois de passar pelo município de Baixo Guandu, agora é a vez da cidade de Vargem Alta ser a cidade sede do evento. De 31 de março a 03 de abril, o público vai conferir 14 apresentações e seis atividades de formação jogando luz sobre a pluralidade da produção cultural do Espírito Santo.
Toda a programação é gratuita e foi desenvolvida para atingir a microrregião Centro-Sul que também inclui os municípios de Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Muqui. As atividades respeitam os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa). Além disso, todos os participantes precisam comprovar a vacinação contra a Covid-19 para se apresentar.
Apresentações
As atividades artísticas da caravana do Cultura em Toda Parte 2022, na Região 2, começam no dia 1º e continuam até o dia 03 de abril e trazem apresentações musicais e teatrais, contação de história, sarau, cultura popular e mostra audiovisual. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.
Quem abre o evento, na sexta-feira (1º), são as contações de história Tio Beto Conta Histórias e As Histórias de Luma (foto). As apresentações acontecem na Escola Municipal de Ensino Básico “Alzira Gomes”, respectivamente, às 10h20 e às 15h20. Depois, a partir das 18 horas, o caminhão-palco montado na Praça Alberto do Carmo, no Centro, será tomado pela cultura popular e quilombola do Grupo de Caxambu de Pedra Branca, que trará o dança e canto de roda, contos causos relatados pelos mais velhos, garantindo um registro da memória da comunidade. Na sequência, a música toma conta do evento com o show De Volta para as Montanhas, com Felipe Pessin Manzoli, no violão, Fabrício Moreira, no piano, e Ariana Mendonça, no fagote. No repertório, canções autorais e que passeiam pelo choro, baião e tango. Fechando a primeira noite, a apresentação de Luiz Show, que promete fazer o público cair na dança com muito modão, forró e pop rock.
No sábado (02), a programação começa a partir das 16 horas, no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Lüebke, com a peça teatral infantojuvenil A Árvore, da Boyásha Trupe de Teatro, que tem a proposta de despertar no público, de forma lúdica, o pensamento sobre o temas educacionais, sociais e ambientais. Na sequência, será a vez do sarau Minha Vida (Trans)formada, com Antônio Canzian, que narra a experiência de vida e as descobertas do ator, musicista e produtor cultural enquanto homem trans em forma de poesia, leituras dramáticas, música e dança. Logo após, será apresentada a peça teatral #PALAVRASCRUZADAS, da Cia Nós de Teatro, espetáculo que aborda questões contemporâneas, como o machismo estrutural e relacionamentos tóxicos, em um texto cômico, irônico e com pitadas de acidez.
A partir das 20 horas, no Caminhão-Palco, na Praça Alberto do Carmo, acontecerá o show Caparaó, com Eloá Eler (foto). Com uma voz suave de timbre marcante, a cantora e compositora indigenista traz o olhar sobre um Brasil profundo, puri, interiorano, caboclo, raiz e quilombola, convidando os ouvintes a se atentar ao que realmente importa: a contemplação da vida. Encerrando a segunda noite o Boi Tsunami, grupo de boi pintadinho de Muqui, promete animar o público com batuques especiais para a ocasião e com efeitos de tirar o fôlego, como geralmente acontece nos festejos do carnaval.
No domingo (03), as apresentações têm início a partir das 16 horas, com o show de Camila Gabriel (foto). A cantora, que já dividiu o palco com Zezé Di Camargo e Luciano e Leoni, traz um repertório com influências do sertanejo raiz a pop music, e canções autorais como Inconsequentes e Uma Dose de Encantos. Na sequência, acontece o show Caparaó, Terra Feita de Ouro em Pó “10 anos da Banda Terra Sem Males”. No repertório, canções que falam sobre a natureza e sobre o Bem viver na serra do Caparaó Capixaba. Logo após, quem sobe ao palco é a Banda Roça Nova. Misturando música caipira e ritmos afro-latinos com rock psicodélico, os músicos irão interpretar as canções do álbum Tramoia, em um espetáculo vibrante de som e poesia. Fechando a programação, a Mostra de Videoclipes. A sessão, que une o audiovisual a música, exibirá dez produções em uma sessão que apresenta a pluralidade de gêneros musicais e estéticos de artistas que produzem no Espírito Santo.
Oficinas e Palestras
Além das apresentações artísticas, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 apresenta 30 atividades de formação divididas entre as cidades sedes do evento. Em Vargem Alta acontecerão 02 oficinas e 04 palestras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário Google (ACESSE AQUI). São 15 vagas para cada oficina e 30 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas.
Oficinas e palestras abordam assuntos em diversas áreas, com foco na cultura. Os inscritos poderão experienciar formações nos campos do audiovisual, da escrita, da dança, performance, redes sociais e planejamento cultural. Os participantes que completarem a carga horária dos cursos terão direito a certificado.
As oficinas contemplam duas formações, que acontecem em dois dias de aula. Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º) acontece a oficina Roteiro Criativo para Audiovisual, com Victorhugo Passabon Amorim, que irá abordar de forma prática como passar para o papel a escrita audiovisual a partir de uma ideia. Já na sexta-feira (1º) e sábado (02), a dança toma conta da programação com a oficina Corpos Possíveis, com Ricardo Reis, que realizará a introdução básica da dança e consciência corporal como meio de expressão artística.
Quem abre a programação de palestras, na quinta-feira (31), às 19 horas, é Sara Passabon, com a explanação Performance e Comunicação – Práticas Culturais Afro-capixabas. Na sexta-feira (1º), a partir das 10 horas, o público vai assistir as palestras Pra Fazer Acontecer: Uma Ação Cultural, com Anclébio de Oliveira Junior, uma formação elaborada para proporcionar uma compreensão simples e descomplicada das etapas que compõem uma ação cultural; e, às 14 horas, a palestra Educação Patrimonial e Educação, Memórias e Identidades, com Clair Júnior, que tem o objetivo de promover uma jornada formativa com a apresentação dos princípios de uma pesquisa de campo e técnicas básicas de levantamento documental, com ênfase em bens de natureza imaterial, visando estimular os participantes a identificarem e valorizarem as referências culturais em suas localidades de origem. Fechando a programação, no sábado (02), às 10 horas, a jornalista Aline Alves abre o bate-papo com o tema Planejamento de Redes Sociais para Eventos Culturais, que tem como objetivo apresentar estratégias e ferramentas para divulgação de projetos ligados à arte e cultura.
Depois das cidades de Baixo Guandu e Vargem Alta, a caravana do Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 segue para os municípios de Linhares (15 a 17 de abril); Marataízes (29 de abril a 1º de maio) e Guaçuí (13 a 15 de maio).
Cultura em Toda Parte 2022
Depois da primeira edição on-line, em 2021, o projeto Cultura em Toda Parte assume um caráter itinerante e percorrerá presencialmente dez cidades do Espírito Santo, envolvendo as cinco regiões do Estado durante dez finais de semana. A programação da Região 2, que compreende as regiões Central e Sul, é gerida pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), que é responsável por 100 ações: 70 apresentações artísticas e 30 atividades de formação, em cinco municípios e cinco finais de semana.
O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes e do Sesi.
O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço
Cultura em Toda Parte 2022
Região 2: Central e Sul
Apresentações Culturais
1º de abril
Sexta-feira
EMEB “Alzira Gomes” (apresentações restritas ao público da escola)
– 10h20 – Tio Beto Conta Histórias (Contação de História / Cachoeiro de Itapemirim)
– 15h20 – As Histórias de Luma (Contação de História / Cachoeiro de Itapemirim)
PALCO – Praça Alberto do Carmo, Centro
a partir das 18 horas
– Grupo de Caxambu de Pedra Branca (Caxambu / Vargem Alta)
– De Volta para as Montanhas (Música / Vargem Alta)
– Luiz Show (Música / Anchieta)
02 de abril
Sábado
EEEFM “Presidente Lüebke” – Centro
a partir das 16 horas
– A Árvore / Boyásha Trupe de Teatro (Teatro / Itapemirim)
– Sarau: Minha Vida (Trans)formada / Antônio Canzian (Cachoeiro de Itapemirim / Sarau-Dança)
– #PALAVRASCRUZADAS / Cia Nós de Teatro (Teatro / Cachoeiro do Itapemirim)
Caminhão Palco – Praça Alberto do Carmo, Centro
a partir das 20 horas
– Eloá Eler / show Caparaó (Música / Irupi)
– Boi Tsunami (Boi Pintadinho / Muqui)
03 de abril
Domingo
Caminhão Palco – Praça Alberto do Carmo, Centro
a partir das 20 horas
– Camila Gabriel (Música / Ibatiba)
– Banda Terra Sem Males (Música / Divino de São Lourenço)
– Banda Roça Nova (Música / Divino de São Lourenço)
– Mostra de Videoclipes
Disco Voador – Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares
Eu Queria Voar – Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo
Filha de Luz – intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira
Let The Melody Guide Your Soul – Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films
O Que Que a Quarentena Fez – Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom
Pra Sorrir – Intérpretes: Douglas Lopes e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto
Rio pro Mar – Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta
Space Woods – Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna
Trajetórias Interrompidas – Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro
Tudo ou Nada – Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio
Oficinas e Palestras
Auditório do CRAS
Caminhão Escola
EMEB Alzira Gomes
EEEFM Presidente Lüebke
Quinta-feira
31 de março
14h – Oficina Roteiro Criativo para Audiovisual, com Victorhugo Passabon Amorim
19h – Palestra Performance e Comunicação – Práticas Culturais Afro-capixabas, com Sara Passabon
Sexta-feira
1º de abril
10h – Palestra Pra Fazer Acontecer: Uma Ação Cultural, com Anclébio de Oliveira Junior
14h – Oficina Roteiro Criativo para Audiovisual, com Victorhugo Passabon Amorim
14h – Palestra Educação Patrimonial e Educação, Memórias e Identidades, com Clair Júnior
14h – Oficina Corpos Possíveis, com Ricardo Reis
Sábado
02 de abril
09h – Oficina Corpos Possíveis, com Ricardo Reis
10h – Palestra Planejamento de Redes Sociais para Eventos Culturais, com Aline Alves