O Cultura em Toda Parte 2024, na rota Circulação em Espaços Culturais, teve o encerramento da caravana itinerante em Afonso Cláudio. A programação aconteceu entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, com os shows de André Prando, Aurora Gordon, Chorou Bebel, Dan Abranches e Thaysa Pizzolato. Toda programação, durante as 10 etapas realizadas, foi gratuita.
Dez municípios receberam a caravana cultural itinerante, na ordem: Viana, Venda Nova do Imigrante, Anchieta, Muniz Freire, Cachoeiro de Itapemirim, Itaguaçu, Vila Pavão, Montanha, Aracruz e Afonso Cláudio. A programação completa do Cultura Em Toda Parte 2024 foi composta por 140 atividades artístico-culturais, evidenciando a riqueza e a diversidade da produção cultural capixaba, conectando o Espírito Santo pela arte.
Os projetos que compuseram a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult) e apresentaram uma programação diversificada, passeando pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, e outras atrações para a comunidade.
Atrações culturais em Afonso Cláudio
A programação cultural em Afonso Cláudio começou na sexta-feira (13), às 19 horas, com show de Thaysa Pizzolato (foto: Vikki Dessuane/ Acervo Galpão IBCA), em parceria com a baterista Maressa Machado. “A apresentação de hoje é a celebração de um ano em que a gente circulou muito. A gente lançou músicas novas, no nosso último show do ano, aqui em Afonso Cláudio, neste lindo teatro”, e complementou: “Eu acho que o Cultura em Toda Parte é um movimento muito importante, muito necessário, tanto para os artistas que podem circular por lugares que normalmente não vão, quanto para o público que pode presenciar shows diversos, de vários e estilos de lugares do Espírito Santo, um estado tão rico de música e cultura.”
Na sequência foi a vez do cantor Dan Abranches (foto: Vikki Dessuane/ Acervo Galpão IBCA), com o show Omem Sintético. “Esse show reúne canções autorais, com algumas releituras, além da mistura de música eletrônica com orgânica. Aqui a gente trouxe o show completo. Foi muito legal trazer nosso show para o interior. A gente fica muito na Grande Vitória. E o Cultura em Toda Parte é um projeto super legal, que promove o intercâmbio de artistas do Centro para interior, e das cidades menores para a capital, e fazer esse rodízio de artistas, que podem se encontrar e se conhecer.”
No sábado (14) às 17 horas, foi a vez da banda Chorou Bebel (foto: Vikki Dessuane/ Acervo Galpão IBCA). “Cultura em Toda Parte é uma coisa linda demais. Levando cultura para toda parte, o Espírito Santo inteiro podendo acessar o trabalho de muita gente. Temos dificuldade, de certa maneira, em circular com nossos espetáculos. E estamos muito felizes de fazer parte disso”, afirmou Bozi, guitarrista e vocalista da banda. Logo após, a banda Aurora Gordon, fechou a noite de sábado com um show eletrizante. “É muito prazer estar aqui, em Afonso Cláudio, circulando com o Aurora Gordon nesse teatro maravilhoso, com uma equipe maravilhosa. Foi tudo maravilhoso”, disse Murilo Abreu, vocalista e fundador do projeto.
Fechando com chave de ouro a rota Circulação em Espaços Culturais, o cantor e compositor André Prando (foto: Vikki Dessuane/ Acervo Galpão IBCA). O artista apresentou no domingo (15), às 16 horas, o show do seu mais recente álbum, Iririu. “Foi uma honra participar do Cultura em Toda Parte, que facilita essas circulações e esses intercâmbios culturais”, pontou Prando sobre o projeto. Ele também falou sobre a oportunidade de se apresentar no interior do estado. “É sempre emocionante viajar, encontrar o público de outras cidades, que acompanham a gente pelas redes ou conhecem nosso trabalho há muito tempo, é muito bonito. Ao mesmo tempo, é muito especial quando a gente encontra para além do público da cidade, pessoas das cidades próximas e às vezes nem tão próximas, isso faz valer tudo.”
Formações
Além da programação cultural, o Cultura em Toda Parte 2024 promoveu uma série de atividades de formação com o objetivo de aproximar a cultura e a educação. De 02 a 06 de dezembro, aconteceu o Curso de Formação “Iniciação Teatral para Atores e Não Atores”, ministrada pelo ator, diretor e instrutor de Interpretação Teatral e Prática de Montagem, Robson de Paula. As aulas aconteceram na Escola Municipal Agrícola, em Afonso Cláudio.
Gratuito, o curso foi uma oportunidade para os participantes vivenciarem a prática teatral e desenvolverem suas habilidades artísticas e sociais, mesmo sem ter experiência. Foram realizados exercícios de aquecimento vocal e corporal; jogos de improvisação; leitura de cenas; criação de personagens e muito mais.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.