A programação do Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais, que conta com realização da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), teve início na segunda-feira (09), na cidade de Viana com o curso de formação Iniciação ao Teatro 60+, ministrada pelo ator, bailarino, dramaturgo, diretor e coreógrafo da Cia Teatro Urgente, Marcelo Ferreira.
A atividade teve como proposta convidar a geração 60+ a celebrar a vida, o estar juntos, numa imersão nas Artes Cênicas. “Para essa iniciação, eu preparei um teatro performativo e gestual, dando prioridade a movimentação, ao gesto e as expressões. Nas primeiras aulas os alunos construíram performances e refletiram a partir da Pietá, de Michelangelo, a partir do que ela simboliza e representa. Na sequência eu comecei a trabalhar com a poesia, fazendo uma reflexão sobre a poesia que está no mundo e como a gente observa pouco o que acontece ao nosso redor”, explicou Marcelo Ferreira.
A aposentada Marlene Aranha Alvarenga foi uma das participantes do curso. Ela afirmou que a formação foi um espaço só para ela. “A gente limpa casa, faz almoço, lava roupa, cuida de neto e a mente da gente fica cheia e nesse momento aqui você esquece que o mundo existe. É muito bom. Achei uma maravilha. A melhor coisa pra mente da gente. Nós estamos precisando. Eu espero que esses momentos continuem e que não sejam só agora. Foi muito importante para mim e para minhas colegas. Nós amamos.”
Marcelo Ferreira acredita que as atividades propostas nas aulas estimulam, além do conhecimento, os sentimentos dos alunos envolvidos na formação. “Acredito que esse tipo de trabalho é bem interessante, e intenso, porque ele toca a sensibilidade, a concentração e a interação entre todos. Acaba que em uma coreografia você vira um corpo único. Então, eu acho que isso revoluciona. Em uma das aulas, uma aluna me deu um depoimento dizendo que naquele dia eu tinha sido o médico dela. Ela chegou com dores e saiu totalmente distensionada, porque o tempo que a gente passa ali é um tempo outro. Um tempo de imaginação.”
OUTRAS FORMAÇÕES
Nesta sexta-feira (13), outras duas atividades constituem parte da programação do Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais. Na parte da manhã, a palestra Toques Bantos e Influências na Musicalidade Brasileira, com o músico e professor Léo de Paula. À tarde, a diretora e roteirista Pâmelly Goes ministra a oficina Gravação e Edição de Vídeos pelo Celular. As duas atividades acontecem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secult, em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e com o Instituto Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.