Cultura em Toda Parte 2024: manhã de domingo com contação de histórias e circo em Viana

By 16 de setembro de 2024setembro 17th, 2024Cultura em Toda Parte, Notícias

Francieni Delpupo ao lado dos pequenos na contação de história A Fada Azul e os Amigos da Natureza. Foto: Vikki Deussane/ Acervo Galpão IBCA

O domingo ensolarado foi a chave para a manhã com contação de histórias, apresentação circense e muita brincadeira na programação do Cultura em Toda Parte, na Rota Circulação em Espaços Culturais, que encerrou as atividades na cidade de Viana. As atividades aconteceram na área externa da Galeria de Arte Casarão e na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, ao lado do espaço cultural.

Quem abriu a programação foi a escritora e contadora de histórias Vera Lucia Coser com a encenação Flor de Mamulengo, inspirada na música da artista Bia Bedram, onde canta a desilusão amorosa da Flor pelo boneco de pano, de uma forma regional e engraçada. “É um prazer estar participando desse evento, que dá oportunidade para muitas pessoas, divulga a cultura, e aqui em Viana a gente está se sentindo muito feliz.”

Morador de Viana, Marcelo Ferreira estava acompanhado da esposa e dos filhos de 9 e 5 anos e aprovou a iniciativa de uma programação voltada para a criançada. “É muito bom. É uma atividade educativa. É uma oportunidade de tirar as crianças do celular e trazer para uma educativa.”

Na sequência, Francieni Cardoso Garcia Delpupo apresentou para a criançada a história autoral A Fada Azul e os Amigos da Natureza. Com uma série de elementos visuais, a artista trouxe para os pequenos uma história de conscientização ambiental que teve a participação da garotada. “Eu fico muito feliz com a oportunidade de participar desse projeto, Cultura em Toda Parte, da Secretaria de Cultura do Estado, que leva para vários municípios apresentações culturais para população de forma gratuita. E as pessoas estão tendo a oportunidade de vivenciar vários espetáculos. É importante que as pessoas possam ter acesso a cultura e momentos de lazer.”

O Lacarta Circo Teatro encantou o público com a interação do circo. Foto: Vikki Deussane/ Acervo Galpão IBCA

Fechando as atividades, o Lacarta Circo Teatro, formado por Amora Gasparini e Carlitos Cachoeira, trouxe o espetáculo Os Ciclistas Excêntricos. A dupla trouxe a magia circense para Viana com brincadeiras que arrancaram gargalhadas da plateia. “É a primeira vez do Lacarta, em Viana, e o público foi sensacional”, comemorou Amora. “O Cultura em Toda Parte se torna muito pertinente pela democratização da cultura e da arte, em locais que não tem tanta circulação. A partir daí você democratiza a arte para um público que, muitas vezes, está assistindo a um show musical, um circo ou ao teatro pela primeira vez. Agradecemos imensamente ao IBCA e a Secretaria de Cultura do Espírito Santo”, finalizou Carlitos.

Jucélia do Rosário Nascimento estava com o filho, Henrique, de 9 anos, e aprovou o projeto de circulação cultural. “Eu acho muito importante trazer isso aqui para Viana, para as crianças, para elas terem mais contato com a cultura. Achei uma proposta tão bacana. Ver o envolvimento dele e das outras crianças está sendo fantástico”, pontuou Jocélia.

O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções