
A programação acontece na sexta-feira (28) e sábado (29), com apresentações culturais, com música, teatro e cultura popular. Fotos: Divulgação
A caravana cultural da quarta edição do Cultura em Toda Parte – regiões Sul e Central faz sua primeira parada em Patrimônio da Penha, no município de Divino São Lourenço. A programação conta com dois dias, sexta-feira (28) e sábado (29), repletos de apresentações culturais, com música, teatro e cultura popular. Além disso, o projeto também realiza três ações formativas voltadas aos moradores da região.
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Divino São Lourenço e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
A programação, que será realizada no Parque de Exposição de Patrimônio da Penha, tem início na sexta-feira (28), a partir das 18h30, com a apresentação dos alunos do curso “Dinâmica Corporal em Cena”, ministrado por Markus Konka. Na sequência, quem sobe ao palco é Samir Carim, que apresenta o show “Toca o Xote Aê”, com canções do EP homônimo e outras, consagradas do gênero.
Finalizando as apresentações do primeiro dia, a banda Terra Sem Males, se apresenta com a formação de Flávio Gomes (voz e violão), Guilherme Caldas (voz e violão), Tiaya Godoy (voz e percussão) e Vinícius Sette como convidado. No repertório, músicas como “Serra do Caparaó” e “Zabelê”, que fazem parte do EP “Passarin Cantô”, lançado pelo grupo no primeiro semestre de 2025.
No sábado (29), a partir das 18h, quem abre a programação é o grupo Bate-Flecha Simão Pedro, da comunidade de Limo Verde, localizada na zona rural do município de Divino de São Lourenço. A banda é formada por adultos e crianças que utilizam instrumentos como tarol, bumbo, pandeiro, tabaca e flauta. Na sequência, o cantor e compositor Fernando Zorzal que, acompanhado do violonista Daniel Silva, apresenta o show “10 Anos de Canções”, que celebra uma década do seu trabalho autoral.
Depois é a vez da banda Alldeia, com o show “O Reggae das Montanhas do Caparaó”. No repertório, músicas como “Praias e Cachoeiras”, “Minha Menina” e “Eu Vou Lá na Penha”. Na sequência, o artista Joaoeascoisasnaoessenciais traz as canções de seu mais recente trabalho “Imerso”, além de músicas de outras fases da sua carreira.
Fechando o Cultura em Toda Parte em Patrimônio da Penha, a DJ Águas Cristalinas apresenta um set que transita pelo french house, dance, techno leve, brasilidades, jazz groove e reggae.
FORMAÇÕES
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição também é um espaço de formação na área cultural. De 24 a 28 de novembro, de segunda-feira a sexta-feira, o projeto promove no o curso “Dinâmica Corporal em Cena”, ministrado pelo ator Markus Konká. A formação acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, para público prioritário de pessoas acima de 60 anos e moradores atendidos pelo CRAS. As vagas são limitadas.
Na sexta-feira (28), serão realizadas duas atividades de formação de curta duração. Na parte da manhã, das 8 às 11h30, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Allan-Kardec Bitencourt Dias recebe a oficina “Olhar Milenar: Grafismos, Desenhos e Memória Alimentar”, com a artista visual, documentarista e cozinheira Ligia Sancio, exclusiva para os alunos da instituição.
Na parte da tarde, das 14 às 17 horas, na Brinquedoteca Comunitária Curumim, acontece a oficina “Jogos e Sentidos”, com a professora, atriz e poeta Renata Piona, para crianças de 08 a 12 anos. As vagas são limitadas.
SOBRE PATRIMÔNIO DA PENHA
Distrito do município de Divino São Lourenço, Patrimônio da Penha está aos pés do Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do País, com cerca de 2.890 metros de altitude. A vila possui opções de hospedagem, alimentação, bares, pontos de visitação, e recebe diversos eventos culturais ao longo do ano.
O município é repleto de reservas de Mata Atlântica primária e atrações naturais como as cachoeiras do Granito, Cachoeira Alta e Cachoeira das Andorinhas, localizadas no distrito de Patrimônio da Penha.
A região oferece diversas opções de trilhas e atrações como Cachoeira da Purificação, Cachoeira do Arco-Íris, Poço Beija-Flor, Cachoeira da Vó Tutti, Praça do Balanço, Casa de Vidro e Portal do Céu, que estão entre os favoritos dos turistas.
CARAVANA CULTURAL ITINERANTE
Depois de Divino São Lourenço, o Cultura em Toda Parte – 4ª Edição segue para o município de Muqui, nos dias 12 e 13 de dezembro. Em 2026, as atividades têm início no mês de janeiro nos balneários de Iriri, em Anchieta (16 e 17) e Piúma (30 e 31). Em fevereiro, a Caravana Cultural desembarca em Santa Leopoldina (27 e 28). Em março, é a vez de Jerônimo Monteiro (13 e 14) e São José do Calçado (27 e 28). No mês de abril, Muniz Freire é a cidade sede do evento, nos dias 24 e 25. Fechando as atividades, Domingos Martins recebe as atividades do Cultura em Toda Parte, nos dias 08 e 09 de maio, e São Roque do Canaã em 22 e 23 de maio.
Cada cidade receberá sete apresentações culturais divididas em dois espetáculos com sete ou mais artistas; dois espetáculos com quatro e seis artistas; um espetáculo com até três artistas; uma apresentação de cultura popular; e uma apresentação de pequeno porte. Os municípios também receberão uma Feira de Economia Criativa, espaço para comercialização de produtos culturais, artesanato e gastronomia com produtores da própria região.
A quarta edição do Cultura em Toda Parte pauta ações nas seguintes linguagens artísticas: artes cênicas, artes visuais, música, literatura, arte digital, design, moda, cultura alimentar e expressões culturais populares, afro-brasileiras, hip hop, periféricas, indígenas, oriundas de comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, além da economia criativa e outras atividades de construção, valorização artística e cultural integradas a mais de uma linguagem.
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult-ES), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Divino São Lourenço e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
