
Renata Piona vai ministrar a oficina Jogos e Sentidos. Serão três formações gratuitas que acontecem da segunda-feira (24) à sexta-feira (28), sendo um curso e duas oficinas. Foto: Divulgação
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição está chegando em Patrimônio da Penha, no município de Divino São Lourenço, com três formações gratuitas para moradores da região. Entre as formações estão o Curso de Formação Dinâmica Corporal em Cena, com início na segunda-feira (24), e as oficinas Olhar Milenar: Grafismos, Desenhos e Memória Alimentar e Jogos e Sentidos, que acontecem na sexta-feira (28). A edição também conta com dois dias de apresentações culturais gratuitas, que acontecem nos dias 28 e 29, no Parque de Exposição de Patrimônio da Penha.
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Divino São Lourenço e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
Abrindo as formações, acontece da segunda-feira (24) à sexta-feira (28), das 14h às 16 horas, o curso Dinâmica Corporal em Cena, com o ator, bailarino, coreógrafo e diretor Markus Konká, que tem como público prioritário pessoas com mais de 60 anos. A atividade, que será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Divino São Lourenço, tem como objetivo criar um espaço de desenvolvimento da consciência da corporeidade por meio de situações e dinâmicas que favoreçam a expressão, criatividade, autoconhecimento e a integração entre corpo, mente, sentimentos e movimento.
Na sexta-feira (28), serão realizadas duas atividades de formação de curta duração. Na parte da manhã, das 8h às 11h30, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Allan-Kardec Bitencourt Dias recebe a oficina Olhar Milenar: Grafismos, Desenhos e Memória Alimentar, com a artista visual, documentarista e cozinheira Ligia Sancio. A proposta é que, a partir do documentário Olhar Milenar, os alunos possam refletir sobre memória, ancestralidade e alimentação, e desenvolver por meio do desenho e dos grafismos indígenas, narrativas visuais que valorizem os saberes originários e a cultura alimentar brasileira. A atividade é exclusiva para os alunos da instituição.
Na parte da tarde, das 14h às 17 horas, na Brinquedoteca Comunitária Curumim, acontece a oficina Jogos e Sentidos, com a professora, atriz e poeta Renata Piona. A proposta da formação é desenvolver a percepção sensorial e a consciência corporal dos participantes, por meio de jogos e exercícios teatrais, estimulando a criatividade, a produção de sentidos, a comunicação e o trabalho coletivo. O público prioritário são crianças de 8 a 13 anos.

