A caravana do Cultura em Toda Parte 2022 desembarcou na cidade de Baixo Guandu. Entre os dias 18 a 20 de março, a cidade foi a sede das atividades culturais da Região 2, que contempla a microrregião Centro-Oeste que inclui os municípios de Alto Rio Novo, Colatina, Governador Lindenberg, São Gabriel da Palha, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Valério.
O Secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, falou sobre a importância de um evento que promove a difusão da produção cultural no estado. “O Cultura em Toda Parte é uma oportunidade de encontros, da gente circular com essa riqueza cultural do nosso Estado por praças, por espaços públicos das 10 microrregiões. É um prazer pra gente estar abrindo essa caravana aqui em Baixo Guandu, aqui na Praça Getúlio Vargas, um público muito bacana, que veio prestigiar a arte, cultura de várias partes do nosso estado”.
A programação começou na sexta-feira (18), às 15 horas, com as apresentações de teatro lambe-lambe A Orca e sua Amiga Foca, com Gabriel Pontes Fonseca Ferreira; e O Polvo e o Plástico, de Ana Claudia Souza Fonseca Ferreira. “Vocês me tiraram de Cachoeiro e me trouxeram para Baixo Guandu. E a gente vai compartilhar uma arte que elas nunca viram. Então cultura em toda parte é realmente cultura em toda parte”, afirmou Ana.
Às 18 horas, a programação começou na praça Getúlio Vargas, com o espetáculo infantojuvenil Cardume de Aventuras. Na sequência, aconteceu a Mostra de Videoclipes, com a exibição de dez produções que unem a música ao audiovisual. E encerrando a noite, o show da dupla Washington Vieira e Claudio Lyra. “Levando a cultura para a praça. Despertando o sorriso de uma criança. É uma coisa realmente de um valor inestimável. Maravilhoso Cultura em Toda Parte!”, disse a atriz Hélia Câmara, da peça Cardume de Aventuras.
No sábado (19), as apresentações tiveram início a partir das 17 horas na praça Getúlio Vargas. Eder de Oliveira abriu a programação com o show As Mais Tocadas do Eder de Oliveira. Na sequência, Renato Sabaini e Marcos Penitenti abriram a programação. Logo após, o sertanejo tomou conta do evento com a apresentação de Elias Wagner. Fechando a noite, a cantora Dayane Rosa. “Poder trazer a nossa música, as nossas composições e ser reconhecido por isso é fantástico”, afirmou Marcos Penitenti.
Elias Wagner destacou a oportunidade de reencontrar o público. “Ficamos dois anos parados. A gente fez aí um intensivão de lives. Foi um intensivão de lives. E agora, em 2022, a gente é agraciado com um projeto tão bacana. O público para mim é muita felicidade e muita alegria. Eu quero agradecer ao Cultura em Toda Parte por ter proporcionado um momento especial como esse. Tanto pra mim quanto para o público de Baixo Guandu”.
No domingo (20), a partir das 14 horas, a programação começou com a contação de histórias Um Cesto de Histórias, com Brenda Caetano Perim e Marco Antônio Reis. Logo após, aconteceu a apresentação de dança indígena do Grupo Guerreiros Tupinikim. E fechando o evento as apresentações musicais do cantor Margozzo, com o show Músicas Tristes Que te Fazem Feliz; e da cantora Alinne Garruth.
Marco Aintônio Reis falou sobre a circulação que o Cultura em Toda Parte promove entre os municipios. “Você vê o recurso chegando em cidades do interior, você vê a oportunidade sendo dada a artistas independentes que vivem na labuta, ocupando tudo quanto há espaço que fazem arte por amor. Construir essa cultura, construir esse hábito, construir a normalização dessas ocupações dos espaços para eventos culturais, levar cultura para toda parte”.
Caravana
Depois a caravana do Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 segue para os municípios de Vargem Alta (1º a 03 de abril); Linhares (15 a 17 de abril); Marataízes (29 de abril a 1º de maio) e Guaçuí (13 a 15 de maio).
O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes e do Sesi.
O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.