O Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 vai pegar a estrada para sua penúltima parada. De 29 de abril até 1º de maio, a caravana do projeto desembarca na cidade de Marataízes a cidade sede do evento, com uma programação cultural totalmente gratuita e desenvolvida para toda microrregião Litoral Sul que contempla os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul. As apresentações acontecem no Caminhão Palco e na Feira do Artesão, na Praia Central, e na EEEFM Domingos Martins. Toda a programação é gratuita.
Durante os dias de evento, o público poderá conferir um recorte da produção cultural do Espírito Santo com 13 apresentações culturais divididas em shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual comprovando a diversidade e o talento dos artistas capixabas. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.
Programação
Quem abre o evento, na sexta-feira (29), a partir das 10h, na EEEFM Domingos Martins, é o teatro lambe-lambe Carta pra Você, da L.A.R Diversões Com Histórias. Inspirado em uma música da banda NX Zero, o espetáculo conta a história de um rapaz que, trancado em seu quarto, vive a dúvida entre viver o amor da vida real ou o amor imaginário através das cartas. À noite, às 19h, na Feira do Artesão, na Praia Central, o público confere o espetáculo de dança-teatro, Quem Está Aí?, com a bailarina Mária Lopes da Costa. Inspirada no livro “Who Goes There?” do escritor John W. Campbell, a performance aborda os medos com os quais temos que lidar diariamente, através do sentimento angustiante de não saber realmente “quem está aí?”.
Na sequência, no Caminhão Palco estacionado na Praia Central, a música toma conta do evento com a apresentação da Marajah. A banda de pop reggae de Marataízes é formada por por Adriano Gomes (idealizador do projeto), Amanda Trevizolo, Leandro Guedes e Richardy Rangel, além dos músicos convidados Rogério Wingle e Paulo Victor. No repertório músicas lançadas nos cinco anos de carreira, como “Flor Da Noite, Flor Do Dia” e “Entender o Que Sei”. Fechando o primeiro dia de evento, a Mostra de Videoclipes. A sessão, que une o audiovisual a música, exibirá dez produções em uma sessão que apresenta a pluralidade de gêneros musicais e estéticos de artistas que produzem no Espírito Santo.
No sábado (30), a programação tem início a partir das 17 horas, na Feira do Artesão, com o Festival Olubajé, que apresenta uma festa das culturas de matrizes africanas, onde são distribuídas as comidas dos orixás. A apresentação reúne dança e teatro para contar a história da culinária de terreiro através da representação dos orixás possibilitando que o público conheça um pouco mais sobre as comidas da cultura afro-brasileira, sobre suas origens, sobre o papel fundamental desta culinária na preservação cultural do país. Logo após, no Caminhão Palco, o público confere a apresentação As Zungueiras do Itapemirim, que traz a ancestralidade das zunguerias enquanto figuras de resistência a partir de uma dramaturgia lúdica e psicomotora, que engloba didática e cultura corporal do movimento. O espetáculo aborda temas transversais como respeito às diversidades, quebra de preconceitos e reflexões críticas sobre a nossa história, instrumentalizando a arte e cultura em ferramenta de conscientização sócio-educacional.
Depois a música toma conta do Cultura em Toda Parte com o show Reduto, de Clara Marins. A apresentação reúne o trabalho autoral da artista, além de canções de Fábio Coelho, pai e mentor, que estará no palco ao lado do músico Ronnie Silveira. As composições de Clara passeiam por estilos variados, como a MPB, o Samba e a Bossa Nova, fazendo uma ligação harmônica entre os diferentes gêneros musicais, incluindo o uso dos Pios Maurílio Coelho, em um show naturalmente intimista com elementos da cultura capixaba e brasileira. Fechando a programação, o cantor e compositor Joaoeascoisasnaoessenciais. A apresentação do músico, que mescla uma gama de referências da música brasileira ao rock, promete ser visceral com as canções do EP Casimira Verde ou Cânhamo, e conta com a participação de Matheus Mesquita, na bateria; Lucas Vasques, no baixo; e Cassiano Cândido, na guitarra.
No domingo (1º), toda a programação acontecerá no Caminhão Palco: às 16h, será apresentado o espetáculo O Desmantelo de Roberval Mão Lisa e Rodinei Boa Morte, do grupo OsViajero. A peça é inspirada no mamulengo e no teatro de rua, performada pelos gêmeos André e Davi Forecchi Giovanni, através da interação cênica de duas criações particulares: o homem-palco e o homem-banda. Logo após, o Grupo de Teatro Rerigtiba toma as ruas com a peça O Rei de Quase Tudo. O espetáculo infantil faz refletir sobre inúmeros conceitos essenciais para a formação da personalidade da criança e também é recomendado para todas as idades. Baseado no formato mambembe medieval, dois artistas saltimbancos se deslocam de uma praça à outra contando e encenando histórias para todas as idades.
Na sequência, a partir das 18h, a cultura popular é o destaque da programação com Grupo de Jongo Maria Preta e Zé Porto, do município Marataízes. O Grupo apresentará várias danças típicas do jongo ao som dos tambores e das casacas. A atração seguinte é a banda Estado de Sítio que promete um show com um som marcante e vigoroso. Com mais 20 anos de carreira, essa banda de da cidade de Alegre vai apresentar o trabalho dos seus dois álbuns Aparências (2006) e Estiagem (2017), além das canções inéditas do terceiro álbum com previsão de lançamento para 2022. Com influências que vão de Led Zeppelin a Nação Zumbi. Encerrando as atividades do fim de semana, o Soturno, que mistura o erudito e o popular em um trabalho experimental e instrumental. Formada em 2019, esse grupo musical cachoeirense conta com o maestro e saxofonista Fabio Coruja; o guitarrista e compositor Arício Távora; o pianista e compositor Marcelo Biato; o baixista e compositor Fábio Coelho e o baterista Ronnei Silveira.
A caravana do Cultura em Toda Parte – Região 2 já passou por Baixo Guandu, Vargem Alta e Linhares. Depois do município de Marataízes, o projeto encerra sua itinerância na cidade de Guaçuí, entre os dias 13 a 15 de maio.
O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi e da Prefeitura Municipal de Marataízes. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
CULTURA EM TODA PARTE
Região 2 – Marataízes
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Sexta-feira
29 de abril
13H30 – EEEFM Domingos Martins
Cartas Pra Você (Teatro Lambe Lambe / Cachoeiro do Itapemirim )
Apresentação exclusiva para os estudantes da EEEFM Domingos Martins
19H – Feira do Artesão – Praia Central
Quem está aí? / Mária Lopes da Costa (Dança-Teatro / Marataízes)
20H – Caminhão-Palco – Praia Central
Marajah (Música / Marataízes)
– Mostra de Videoclipes
Disco Voador – Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares
Eu Queria Voar – Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo
Filha de Luz – intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira
Let The Melody Guide Your Soul – Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films
O Que Que a Quarentena Fez – Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom
Pra Sorrir – Intérpretes: Douglas Lopes e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto
Rio pro Mar – Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta
Space Woods – Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna
Trajetórias Interrompidas – Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro
Tudo ou Nada – Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio
Sábado
30 de abril
17H – Feira do Artesão – Praia Central
Festival Olubajé (Cultura de Terreiro / Cachoeiro de Itapemirim)
18H – Caminhão-Palco – Praia Central
As Zungueiras do Itapemirim (Teatro / Itapemirim)
Clara Marins / show Reduto – (Música / Cachoeiro de Itapemirim)
Joaoeascoisasnaoessenciais (Música / Cachoeiro de Itapemirim)
Domingo
1º de maio
16H – Caminhão-Palco – Praia Central
O Rei de Quase Tudo / Grupo de Teatro Rerigtiba (Teatro / Anchieta)
O Desmantelo de Roberval Mão Lisa e Rodinei Boa Morte / OsViajero (Teatro de Mamulengo / Aracruz)
Grupo de Jongo Maria Preta e Zé Porto (Jongo / Marataízes)
Estado de Sítio (Música / Alegre)
Soturno (Música/Cachoeiro de Itapemirim)