Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Izah Candido vai ministrar o curso de Direção de Produção, no Trilhas da Cultura – Programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo. As aulas vão acontecer entre 5 e 23 de maio, das 17 às 21 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.
Para Izah, a Direção de Produção é parte fundamental para um trabalho audiovisual. “A Direção de Produção não cuida apenas da logística de equipamentos, mas também assegura as melhores condições de trabalho para todos os profissionais envolvidos”, explica ele, que complementa: “Compreender o Departamento de Produção no audiovisual é essencial, pois a Direção de Produção está na base de qualquer projeto. Seja para quem deseja atuar diretamente na área ou para roteiristas e diretores, é fundamental ter noção da complexidade envolvida em transformar ideias no papel em imagens concretas.”
Segundo o produtor, as funções de um bom produtor se estendem a toda equipe de um produto audiovisual. “Planejar, gerenciar e executar produções exige organização, estratégia e visão prática, habilidades indispensáveis para a realização de um projeto. Um bom profissional audiovisual, independentemente de sua função, precisa compreender a dimensão desse trabalho para contribuir de forma eficiente, garantindo produções de qualidade, com respeito e cuidado com toda a equipe.”
Durante as aulas, ele vai apresentar técnicas e formas para planejar e executar todo o a função. “Vamos abordar orçamentos, logística, gestão de equipe, desafios do set e estratégias de mercado”, revela Izah, que além da teoria e exercícios aplicados, fará estudos de filmes capixabas, brasileiros e internacionais. “Ao final do curso, cada participante terá desenvolvido sua própria visão sobre a função do Diretor de Produção, compreendendo os bastidores do audiovisual de forma estratégica e profissional.”
A oferta do curso de Direção de Produção no programa Trilhas da Cultura é gratuita para os participantes. “A iniciativa do Trilhas da Cultura em oferecer gratuitamente essa formação é extremamente positiva e necessária para a democratização do acesso ao conhecimento no audiovisual. Se considerarmos que o audiovisual capixaba já realizou tanto com tão poucos recursos, essa formação representa uma oportunidade real de capacitação e inserção no mercado de trabalho”.
Currículo
Izah Candido atua há 10 anos como educador e produtor cultural em projetos de curtas, longas, séries e publicidade. Durante a graduação, pesquisou a representação negra no cinema e na telenovela brasileira e integrou os cineclubes Favela e Negrada. Na direção de produção, destacou-se com o curta-metragem Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot, exibido no International Film Festival Rotterdam (IFFR). Como produtor executivo, assinou Remendo, de Roger Ghill, premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes, no IFFR e no Festival de Cinema de Gramado. Também liderou o projeto Araceli – O Machismo como Principal Suspeita, de Yasmin Nolasco. Na produção de longas-metragens, esteve à frente de mais de cinco filmes, atuando tanto no set quanto na direção de produção, incluindo O Deserto de Akin, de Bernard Lessa, Margeado, de Diego Zon, Adeus Verão, de Diego Jesus, Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira e Mercúrio Cromo, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhares. Como diretor, realizou a websérie Corpo Flor (2018), o curta-metragem Baile (2024) e codirigiu um filme sobre Verônica da Paz, importante ativista do movimento negro capixaba.
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.