Promover a troca de experiências e estimular possíveis parcerias para fortalecer as juventudes. Assim foi a reunião que aconteceu, na tarde da última sexta-feira (20), entre as equipes dos Centros de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro e Território do Bem e os profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (PROJOVEM), do município de Vitória.
No encontro, a equipe do CRJ São Pedro apresentou a metodologia de trabalho dos Centros de Referência das Juventudes e as etapas do processo de implementação do espaço, que inclui atividades voltadas para articulação, como o mapeamento do território, dos seus coletivos juvenis e atividades.
A equipe do Território do Bem apresentou as oficinas de ocupação que já estão sendo realizadas no território, como o “Cine Bem Bolado”, além da realização do mapeamento com as juventudes do território visando o Lab Poca.
As equipes do PROJOVEM apresentaram questões relacionadas à atuação no campo da saúde mental e com as famílias dos jovens atendidos, além de ações relacionadas à formação no campo da cultura, como a escrita de projetos, organização e a inscrição no MEI.
Juntas, as equipes dos CRJ’s abordaram as especificidades dentro da metodologia voltadas para essas questões como o Fortalece Família, Trampo Coletivo e o Núcleo de Atenção à Saúde Mental na Juventude.
Todos os grupos que participaram da reunião sinalizaram a importância de futuras parcerias com os Centros de Referências das Juventudes, tanto o equipamento de São Pedro quanto o do Território do Bem, com os núcleos do PROJOVEM, além da articulação e contato permanente entre as instituições.
CRJs
O CRJ São Pedro está em obras para atender às juventudes de toda Grande São Pedro, em Vitória. Também está na mesma fase o CRJ Território do Bem, que fica na região do Bairro da Penha, na Capital. Enquanto as reformas e adequações acontecem nas futuras sedes, as equipes trabalham na divulgação e articulação dos serviços com os órgãos públicos, entidades, lideranças comunitárias e instituições privadas.
Dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, os CRJs são políticas públicas do Governo do Estado. O Centros estão sendo implantadas em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC), selecionadas pela Secretaria de Direitos Humanos.
O CRJ São Pedro está sendo executado em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Já o CRJ Território do Bem conta com o trabalho do Ateliê de Ideias.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. Os CRJs São Pedro e Território do Bem integra esse programa, que tem como objetivo contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.