A estrada faz parte da rotina da equipe do Projeto JuventudES. Desde o segundo semestre de 2022, a Caravana JuventudES segue por dez municípios atendidos Programa Estado Presente em Defesa da Vida, apresentando o projetodo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que vai apoiar 120 ações desenvolvidas por jovens.
Os encontros com os jovens ficaram ainda mais intensos após o lançamento do Edital JuventudES, no mêsde janeiro e de fevereiro, deste ano. A equipe realizou uma série de atividades de formação que atendeu aproximadamente 3.820 jovens interessados em participar do Edital. “A Caravana JuventudES é uma oportunidade de nós, enquanto equipe, conhecermos de perto a produção criativa dos jovens do Espírito Santo. E a cada novo encontro reafirmamos a potência e o talento da nossa juventude”, afirmou a coordenadora do Projeto JuventudES, Thais Souto.
Com uma agenda intensa, nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Aracruz, São Mateus, Linhares, Colatina, Vila Velha, Serra e Guarapari, a equipe percorreu diversos espaços como Centros de Referência das Juventudes (São Pedro, São Mateus, Linhares, Colatina, São Torquato, Cariacica, Território do Bem e Guarapari); ProjovemJucutuquara, Itararé, Santa Martha, Conquista, Resistência, Santo Antônio e Consolação; APAE São Mateus; Unidade de Internação Sul, Unidade de Internação Provisória Sul; Unidade Feminina de Internação, Unidade de Internação Socioeducativa, Unidade de Internação Norte, Unidade de Internação Provisória Norte; Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases); além das Aldeias Indígenas Nova Esperança, Boa Esperança, Caieiras Velha e Irajá.
Encontros
Os jovens podem inscrever no edital propostas nas mais diferentes formas de expressão como audiovisual, artes visuais, cultura popular e tradicional, dança, esporte, gastronomia, literatura, meio ambiente, moda, música, patrimônio, teatro, entre outros. Isaque dos Santos, que participou da formação no Território do Bem, em Itararé, falou sobre a importância dessas trocas para as juventudes. “A formação é bastante interessante para gente que é adolescente e sonha em criar um projeto. Essa iniciativa está sendo um grande sonho para mim.”
Giselle Neris, que participou das formações no CRJ de Cachoeiro de Itapemirim, pretende submeter um projeto que atravessa o universo da moda com a religião. “Eu pensei sobre o projeto da costura, porque muitas vezes, a gente que é de terreiro, de Candomblé e Umbanda, tenta achar costureira para poder fazer nossas roupas e, infelizmente, não conseguimos por preconceito. Então, tivemos essa ideia de montar esse projeto da costura para poder fazer as nossas roupas”.
David Evelyn, também de Cachoeiro de Itapemirim, esteve presente em uma das formações na região. A proposta idealizada é desenvolver um trabalho de combate àLGBTfobia. “Há um tempo que estou pensando nesse projeto, só que eu nunca tive a oportunidade de colocar em prática. A gente se juntou para poder conversar e chegar à proposta do evento, que pretende ajudar as pessoas que não conseguem se sentir muito abertas a conseguir se expressar. A proposta é falar sobre sexualidade tendo como base um evento multicultural”, explicou David.
“Com um investimento de R$ 2,2 milhões, o Projeto JuventudES vai valorizar o jovem como protagonista nas comunidades, levando lazer, arte, cultura às cidades que mais precisam. Ele integra diversas políticas públicas voltadas para as juventudes do Governo do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Direitos Humanos interino, Renan Cadais.
On-line
Além das formações presenciais, a equipe do Projeto JuventudES realizou o trabalho de orientação e tira-dúvidas por E-mail e Whatsapp durante os mesesde janeiro e fevereiro. Ao todo 116 atendimentos foram realizados com jovens dos dez municípios atendidos pelo projeto Estado Presente.
Edital
Fomentar 120 ações e estimular o protagonismo da juventude capixaba. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, que vai apoiar financeiramenteprojetos sociais de jovens de 15 a 24 anos com temática jovem, de proteção social e de Direitos Humanos, em dez municípios do Estado, contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O Edital prevê o apoio a projetos inscritos relacionados às mais diferentes formas de expressão e mobilização: audiovisual, artes visuais, cultura popular e tradicional, dança, esporte, gastronomia, literatura, meio ambiente, moda, música, patrimônio, teatro, entre outros.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Contemplado no Eixo Social do Programa Estado Presente, o Projeto JuventudES integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas.