As obras do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Guarapari seguem a todo vapor. A edificação, localizada na Rua Ataulfo Alves, no bairro Kubitschek, está em reforma desde o início de fevereiro visando a adequação do espaço para receber os jovens da região.
“O espaço físico do CRJ Guarapari é parte importante nas ações que serão desenvolvidas no equipamento. Ter um lugar acolhedor para receber as juventudes, tanto para as ações desenvolvidas pelo espaço quanto para pesquisas e estudos individuais, é fundamental para que nosso público se sinta à vontade e aproveite de maneira integral o que temos a oferecer no local”, afirmou a coordenadora do CRJ, Gabriela Nogueira.
O CRJ Guarapari terá várias salas para atividades, como: salas de artes, informática, espaço multiuso, biblioteca, recepção e do Laboratório de Potencialidades Capixaba (LAB Poca), um espaço criativo voltado para a geração de renda dos jovens da região. Além das salas, haverá palco, banheiros, bicicletário e um deck na frente da edificação, que servirá como espaço descontraído de convivência para os jovens.
“Eu tomei como base os outros CRJs já existentes, além de uma pesquisa sobre espaços públicos voltados para a juventude. Também levantei junto à equipe do CRJ Guarapari ideias dos elementos considerados interessantes para compor os ambientes e fomos estruturando o projeto”, contou a arquiteta Fernanda Bellumat.
CRJ
O CRJ Guarapari será um espaço moderno voltado para o público jovem de 15 a 24 anos, que contará com diversos serviços públicos gratuitos do Governo do Estado como cursos, oficinas para geração de renda, Internet livre, passeios, além da construção de planos de trabalho e de vida. Uma equipe interdisciplinar, composta por educador social, auxiliar administrativo, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional, estará à disposição do público.
O CRJ Guarapari está em processo de implantação na cidade. Em breve, ele será inaugurado. “Logo vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
O CRJ Guarapari é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.