Completando a rota cultural de cinema e música pela Grande Vitória, o Festival de Cinema Itinerante Censura Livre irá desembarcar nos dias 29 e 30 de agosto, sempre às 19 horas, no bairro Flexal II, em Cariacica, após ter passado pelos municípios de Vitória e Serra. Na programação, quatro filmes da safra recente do cinema braileiro e uma apresentação musical. Toda a programação é gratuita, e também conta com o sorteio de brindes.
Na segunda-feira (29), o público confere a exibição do longa-metragem A Felicidade das Coisas, da diretora e roteirista Thaís Fujinaga. O filme segue um breve período de uma família em sua casa de praia: uma mulher, sua mãe e seu casal de filhos. Fruto de experiências pessoais mescladas à imaginação, o roteiro faz analogias entre os acontecimentos mais concretos do filme com a situação do Brasil atual. Ao mesmo tempo, mergulha no íntimo de duas mulheres adultas e na relação crescente das crianças com os ambientes e pessoas que as cercam.
Na terça-feira (30), a plateia vai conferir uma sessão com três curtas-metragens. Mãe Solo, de Camila Moraes; Neguinho, de Marçal Vianna; O Fundo dos Nossos Corações, de Letícia Leão. O documentário Mãe Solo retrata as histórias de duas mães solo, trazendo consigo algumas reflexões essenciais sobre como a responsabilidade na criação dos filhos recai sobre as mulheres e expõe as questões que envolvem a falta de apoio, acolhimento e superação.
A ficção Neguinho é baseada na história real de Jéssica, uma mãe solo negra, estudante de publicidade, que é chamada para uma reunião com a professora de seu filho, Zeca, na qual o destino do menino precisará ser decidido. Fechando a exibição, O Fundo dos Nossos Corações retrata Joana, uma curiosa menina de 7 anos, que quer descobrir como veio ao mundo.
Encerrando a itinerância, o bairro Flexal, o show do grupo Samba Pras Moças e do artista MiQ. O projeto Samba Pras Moças é uma roda de samba protagonizada por mulheres. O projeto vem para reafirmar a importância da presença feminina na trajetória do samba e fazer com que elas continuem sendo protagonistas nos dias de hoje.
Na sequência, acontece o show Miqueísmo. A apresentação é um convite ao autocuidado e a consciência, e marca a transição e a evolução musical do artista MiQ que dividirá o palco com os seguintes artistas convidados: Jefinho Faraó, Leandro Bonfim, Ury, Modelo Capoeira, Detayller, Mfive, Maluzeando, Guerreiro, Xandy MC, RC da Colina, Mariola e Guetto.
SORTEIO
O público que irá assistir às exibições do Festival de Cinema Itinerante Censura Livre também será convidado a votar no filme favorito para concorrer a uma bicicleta e a brindes.
O Festival de Cinema Itinerante Censura Livre é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura em Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura.