Com a proposta de reunir cinema e música a céu aberto, o Festival de Cinema Itinerante (Censura Livre) promoverá um circuito de exibição de filmes brasileiros e shows musicais por três cidades da Grande Vitória, começando pela capital capixaba. Nos dias 24 e 25 de agosto, sempre às 19 horas, o Festival desembarca na Universidade Federal do Espírito Santo, campus Goiabeiras, com dois dias de programação gratuita, que inclui a exibição de um longa-metragem e três curtas-metragens da nova safra do cinema brasileiro, além de uma apresentação musical.
Abrindo a programação na quarta-feira (24), o longa-metragem A Felicidade das Coisas, da diretora e roteirista Thaís Fujinaga. O filme segue um breve período de uma família em sua casa de praia: uma mulher, sua mãe e seu casal de filhos. Fruto de experiências pessoais mescladas à imaginação, o roteiro faz analogias entre os acontecimentos mais concretos do filme com a situação do Brasil atual. Ao mesmo tempo, mergulha no íntimo de duas mulheres adultas e na relação crescente das crianças com os ambientes e pessoas que as cercam.
No segundo dia de programação, quinta-feira (25) de agosto, é a vez do público assistir uma sessão com três curtas-metragens. Mãe Solo, de Camila Moraes; Neguinho, de Marçal Vianna; O Fundo dos Nossos Corações, de Letícia Leão. O documentário Mãe Solo retrata as histórias de duas mães solo, trazendo consigo algumas reflexões essenciais sobre como a responsabilidade na criação dos filhos recai sobre as mulheres e expõe as questões que envolvem a falta de apoio, acolhimento e superação.
O curta Neguinho é baseado na história real de Jéssica, uma mãe solo negra, estudante de publicidade, que é chamada para uma reunião com a professora de seu filho, Zeca, na qual o destino do menino precisará ser decidido. Fechando a exibição, O Fundo dos Nossos Corações retrata Joana, uma curiosa menina de 7 anos, que quer descobrir como veio ao mundo.
Logo após a sessão de curtas, opúblico confere a apresentação de Tunico da Vila. O sambista irá trazer para o Festival de Cinema Itinerante Censura Livre o show Samba de Caboclo, uma homenagem dos povos tradicionais de matriz africana aos povos originários. No repertório, o cancioneiro de afro-sambas do músico, homenagens ao povo de terreiro e do congo capixaba, além de parcerias com Criolo e Xande de Pilares.
SORTEIO
O público que irá assistir às exibições do Festival de Cinema Itinerante Censura Livre também será convidado a votar no filme favorito para concorrer a uma bicicleta e a brindes ao final da última sessão em cada cidade.
O Festival de Cinema Itinerante Censura Livre é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura em Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura.