Atividade faz parte da programação da TendaLab que acontece entre os dias 23 e 25 de março
Foram três encontros com a fotografia em primeiro plano. O Laboratório Criativo de Fotografia aconteceu em formato online, entre os dias 26 e 28 de março, das 9 às 12 horas. e construiu, junto com seus participantes uma rede de conhecimento e experiências no audiovisual.
Ministrado pelo fotógrafo e realizador audiovisual Bernard Lessa, o Laboratório foi um espaço para que os participantes pudessem desenvolver os conhecimentos apresentados em questões práticas da fotografia e também no conteúdo teórico e histórico da imagem.
Encontro 1
Depois da tradicional roda de apresentação, em que os alunos falaram um pouco sobre quem são e suas expectativas com relação à formação, o curso tratou em sua primeira aula da história da fotografia e da relação entre a foto e a pintura.
“A fotografia, quando ela chega, ela se vincula muito à pintura. Ela tenta ‘roubar’ esse lugar que a pintura estava tendo até então. A fotografia vai, aos poucos, tomando o lugar da pintura para documentar alguma coisa”, ponderou o facilitador.
Bernard também falou de como o desenvolvimento tecnológico influencia, desde a câmera escura até o celular, no resultado das imagens. “A fotografia é um produto da ciência. Ela está ligada a cada invento tecnológico novo. A gente vai ver, que a mudança do tipo de suporte usado para se fotografar impactam o tipo de fotografia que é possível”.
Encontro 2
O segundo encontro do Laboratório Criativo de Fotografia foi sobre a parte técnica da fotografia. Bernard Lessa falou com os alunos sobre profundidade de campo, ISO, nitidez de movimento e tempo de exposição. “A fotografia é uma arte da técnica. Cada inovação técnica traz uma nova possibilidade criativa junto com ela. Porque se você fotografa no celular hoje em dia é possível fotografar em muitos lugares que antes você não poderia estar com a câmera fotográfica. Isso abre possibilidades criativas”.
Ele também destacou a importância de observar, com atenção, o ambiente que será fotografado. “Se eu chegar um pouco mais perto? Se eu for um pouco mais longe? Qual a diferença que isso vai ter na foto? Quais elementos que estão neste quadro que eu não preciso deles? Se eu andar em volta da cena, qual ângulo vai ficar mais interessante? É importante pensar na tridimensionalidade do espaço. Como vai ficar a foto se você pensar diretamente naquilo que você acha mais interessante na cena” explicou ele, que complementou: “É pensar o olhar, o foco. Pensar na mensagem e na sensação que você quer passar”.
Encontro 3
No terceiro e último encontro os assuntos abordados foram a construção de uma narrativa através dos vídeos feitos pelos próprios participantes. Antes, Bernard Lessa também falou sobre edição de imagem, assunto que teve início na segunda aula. A partir das imagens criadas pelos próprios participantes, ele foi criando possibilidades de edição e tirando as dúvidas dos alunos e dando dicas para o grupo.
A proposta final da aula foi um exercício para os alunos que, a partir do que eles aprenderam, criassem uma composição de três imagens, em planos diferentes, e um vídeo que juntos contém uma experiência cotidiana durante a pandemia. Esse material será a base de uma exposição fotográfica coletiva e virtual dentro da TendaLab, entre os dias 23 e 25 de abril.
Sielly dos Santos foi uma das alunas que compartilhou o sobre a oportunidade de participar da formação. “Queria agradecer pelos três dias, foram conteúdos que acrescentaram bastante ao curso de cinema. Dá pra ver a criatividade com um olhar diferente. Foi muito legal”.
Confira a lista de participantes:
Marcela Mantovaneli Leal(Espírito Santo)
Kamila Barbosa Ferreira (Espírito Santo)
Mel Faria Santos Marins (Espírito Santo)
Beatriz Vilela (Alagoas)
Claudia Madureira Vidal (Espírito Santo)
Cacilda Madureira Vidal Walger (Espírito Santo)
Giovanna Renata Baccari Farkas (Espírito Santo)
Kelli Pereira Simoura (Espírito Santo)
Luã Quintão Clacino Rangel (Espírito Santo)
Vagna Costa Ganen (Espírito Santo)
Sielly dos Santos Soares (Espírito Santo)
Ana Carolina Lima Pereyra (Espírito Santo)
Bárbara Valente Ferreira (Espírito Santo)
Fabricia de Jesus da Silva (Espírito Santo)
Carolina de Castro (Espírito Santo)
Com realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais, o Projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.