Movimentar o corpo com a criatividade do hip hop. Assim foi a oficina de Danças Urbanas, com o instrutor Jairo Hortêncio, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio, em formato on-line, dentro do projeto Cultura em Toda Parte – Módulo Norte.
A oficina apresentou os passos iniciais das danças urbanas com aulas práticas, além de uma breve introdução teórica sobre a história. “Danças Urbanas é um guarda-chuva que a gente usa para definir os diversos estilos que existem dentro das danças urbanas” explicou Jairo.
A primeira aula foi voltada para o Krumping. Inicialmente como Clown Dancing, o Krumping é um estilo marcado por movimentos livres e expressivos. “”Quando você dança o Krumping, quando você se expressa através do Krumping a intenção é de se impor, como algo maior”. Ele também trabalhou com bases como o stomp e os japs.
No segundo dia, a aula deu continuidade ao trabalho com outras variações de passos de dança como o footwork, que refere-se a aspectos da técnica de dança relacionados à posição e ação do pé. No último dia de oficina, ele fechou a aula com uma coreografia baseada no que foi ensinado nos dois dias de oficina e encerrou com uma roda de dança virtual.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.