O projeto ‘Vídeo nas Comunidades*’ utiliza o audiovisual como instrumento de aprendizagem para crianças e adolescentes de comunidades consideradas de risco social
*Este projeto é realizado com recursos do Funcultura/ Secult, através do Edital 029/2018 – Seleção de projetos de formação em cultura e arte nos bairros do projeto estruturante ocupação social no estado do Espírito Santo. A realização é do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Uma das expressões artísticas mais presentes na vida das pessoas, o cinema tem potencial para ser ferramenta de formação e inclusão para crianças e adolescentes. Nas últimas semanas, a importância da 7ª arte povoou as manchetes do país, através do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): ‘a democratização do acesso ao cinema no Brasil’, assunto que é um dos impulsos para a realização de um projeto de formação para crianças e adolescentes no município de Serra, no Espírito Santo.
O projeto ‘Vídeo nas Comunidades’ busca estimular o interesse pelo cinema através de oficinas de realização em cinema e vídeo, utilizando o audiovisual como instrumento de aprendizagem para crianças e adolescentes de comunidades consideradas de risco social.
Durante as oficinas, os alunos são apresentados à todo o processo de produção de um filme: pesquisa, roteiro, fotografia, equipamentos e filmagem. Nesta edição, as aulas são coordenadas pelo fotógrafo e cineasta Bernard Lessa, para alunos do 6º ano da Escola Professor Jones José Nascimento, que finalizarão o projeto produzindo um filme de curta duração.
“É um projeto completo, que agrega muito à comunidade. Educação e cinema se unem para a formação da cidadania, promoção da autoestima dos estudantes e ampliação dos seus horizontes de informação, cultura e relações sociais. O ‘Vídeo nas Comunidades’ é necessário e tem poder para transformar e trazer oportunidades para os alunos participantes”, comenta Lucia Caus, diretora do IBCA.
O objetivo final da oficina é realizar um vídeo em formato digital com duração aproximada de 15 minutos, inteiramente criado, produzido, interpretado e dirigido pelos alunos, com a direção da equipe de instrutores. As aulas desta edição vão até o dia 14 de novembro, e, após a finalização, o resultado do projeto será apresentado junto à comunidade.