Abertura incluiu lançamento da Revista Tenda, Mostra de Videoclipes e Exposição Fotográfica
“Esse é um show de amor. De um fã. De um rapaz vindo do interior. Eu sou apenas um ator. Então não peçam uma canção suave, correta, branca. Porque esse show é como faca: ele é corte profundo”.
Assim o ator e cantor Silvero Pereira abriu o Tributo a Belchior, apresentação que abriu a programação da TendaLab, que aconteceu na sexta-feira (23), no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória, e que segue até domingo (25) com uma série de apresentações musicais exclusivas.
O evento contou com a apresentação da stylist e figurinista, Yasmin Gomes, que recebeu a produtora executiva da Galpão Produções, Larissa Delbone para dar as boas vindas ao público. “Sejam todos muito bem-vindos a este projeto idealizado com tanto carinho. Ele é patrocinado pela Lei Aldir Blanc, através dos Editais da Secretaria de Estado da Cultura. De hoje até domingo temos uma programação de música, cinema e exposições. Curtam tudo!”
Tributo a Belchior
Ao lado da Banda Paralela – formada pelos músicos Fepaschoal, Brunu Chico e Natália Arrivabene – Silvero Pereira enfileirou onze canções do mestre cearense e emocionou o público de casa que interagiu virtualmente com o cantor.
Silvero apresentou um olhar múltiplo da obra de Belchior. Escolheu um repertório que jogou luz sobre vários lados do compositor: o artista alegre, romântico e político. Logo no início o público conferiu a força de Alucinação, faixa-título do álbum mais popular do artista; depois o lado bem humorado de Belchior, em Medo de Avião; a potência poética de Paralelas, e muitos outros sucessos como Velha Roupa Colorida e A Palo Seco.
“Ultimamente eu tenho me aproximado muito do Belchior, como artista. Pelas músicas que ele escreve. Que não são músicas só sobre ele. Não é sobre um indivíduo. Belchior escreveu sobre pessoas, sobre coletivos. Ele era uma valentia, uma rebeldia” definiu Silvero.
Veja as apresentações do 1º dia da TendaLab AQUI!
Zé Maholics
Na sequência, a banda capixaba Zé Maholics realizou uma apresentação acústica mais cheia de groove. O show abriu com Cachaça, música do segundo EP dos artistas Macaco Politizado. “Queria agradecer ao pessoal da TendaLab, pela oportunidade e por estar aqui hoje” agradeceu o vocalista Vinni.
Cheio de suíngue, eles se dividiram entre as canções autorais como Groove Brasileiro e Se Musicar, e clássicos da MPB como Maracatu Atômico, de Jorge Mautner, e Comportamento Geral, de Gonzaguinha.
Mostra de Videoclipes
Logo após as apresentações musicais o público conferiu a exibição da primeira sessão da retrospectiva da Mostra de Videoclipes. que é originalmente exibida na programação do Festival de Cinema de Vitória. A seleção apresentou filmes exibidos na 1ª edição da mostra, que aconteceu em 2017, no 24FCV, e contou com a curadoria do do jornalista e pesquisador musical Luiz Eduardo Neves. Se você perdeu, dá pra conferir AQUI.
Revista Tenda e Exposição Fotográfica Digital
Já está disponível para a leitura online e gratuitamente a Revista Tenda. A publicação reúne cinco artigos inéditos, selecionados por meio de chamamento público, e que abordam aspectos da produção cultural no Espírito Santo. São eles: Carne Viva, Corpo que Resiste: A Poesia de Lívia Corbellari, de Wagner Silva Gomes; Para Lembrar-se Sempre Outra Vez de Haydeé Nicolussi, de Guilherme Medeiros; O Agora é uma Ruína, de Rafaela Germano Martins, O Sonho Kyneklubysta, de Sebastião Ribeiro Filho – Tião Xará; e Lei de Incentivo à Cultura Pede Passagem no ES, de Marcelo Lages.
A revista também traz perfis dos músicos que se apresentam no palco da TendaLab, além de informações sobre os filmes exibidos na retrospectiva da Mostra de Videoclipes e sobre a Mostra Fotográfica Digital. Para ler basta clicar AQUI.
Também é possível visitar a Exposição Fotográfica Digital. A mostra é resultado do Laboratório Criativo de Fotografia, coordenado pelo cineasta e fotógrafo Bernard Lessa, no mês de março. A exposição apresenta o resultado da formação, a partir da provocação sugerida pelo oficineiro, que pediu aos alunos que registrassem o seu cotidiano em tempos de isolamento social. Para acessar é só clicar AQUI.
TendaLab: Dia Dois
E a programação continua neste sábado (24) com o show da cantora Eloá Eler, a partir das 19 horas, e a sessão da Mostra de Videoclipes. No domingo (25), encerrando a programação, às 1 9 horas, o cantor e compositor, Juliano Gauche, e a terceira e última sessão da Mostra de Videoclipes. Tudo no Canal de YouTube do FCV, que você pode acessar AQUI.
A TendaLab é uma mostra pautada em criatividade, formação e sustentabilidade. O objetivo é estimular e aquecer a produção cultural nas cidades, através da música, da formação e do cinema, além de outras atividades culturais.
Com realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.